ÚLTIMA JORNADA

Papa Francisco é sepultado na Basílica de Santa Maria Maggiore

Por | da Redação
| Tempo de leitura: 2 min
Reprodução de vídeo/Vatican News/Youtube
O cortejo fúnebre que levou o caixão do Papa Francisco pelas ruas históricas de Roma chegou, neste sábado (26), ao destino escolhido por ele.
O cortejo fúnebre que levou o caixão do Papa Francisco pelas ruas históricas de Roma chegou, neste sábado (26), ao destino escolhido por ele.

Na cerimônia reservada e carregada de emoção, o corpo do Papa Francisco foi conduzido neste sábado (26) pelas ruas de Roma até a Basílica de Santa Maria Maggiore, onde cumpriu seu desejo de descanso final.

Leia mais: Funeral do Papa Francisco é transmitido ao vivo; ASSISTA

O cortejo fúnebre que levou o caixão do Papa Francisco pelas ruas históricas de Roma chegou, neste sábado (26), ao destino escolhido por ele ainda em vida: a Basílica de Santa Maria Maggiore. A celebração de sepultamento, sem transmissão ao vivo e fechada ao público, marcou um capítulo emocionante na despedida do pontífice.

Após a missa de exéquias celebrada na Basílica de São Pedro pelo cardeal Giovanni Battista Re, o caixão foi transportado em papamóvel, passando por marcos simbólicos como o Coliseu e o Fórum Romano, até alcançar a igreja do século V, no coração da capital italiana. Durante o trajeto, o cortejo atraiu olhares comovidos e gestos de reverência.

Na chegada à Santa Maria Maggiore, houve uma breve pausa diante do ícone de Maria, diante do qual Francisco tantas vezes rezou antes e depois de suas viagens apostólicas. Nm momento tocante, crianças depositaram flores brancas junto ao altar.

Francisco morreu na última segunda-feira (21), aos 88 anos, após sofrer AVC e enfrentar quadro de insuficiência cardíaca. Seu desejo de ser sepultado fora da cripta da Basílica de São Pedro — tradição dos papas nos últimos três séculos — reafirmou seu espírito de simplicidade e devoção. Ele é o primeiro pontífice a repousar fora dos muros do Vaticano desde Leão XIII, em 1903.

A Basílica de Santa Maria Maggiore guarda também os restos mortais de sete outros papas e figuras históricas como o escultor Gian Lorenzo Bernini. O túmulo de Francisco será aberto à visitação pública a partir deste domingo (27).

Ainda neste sábado, um Rosário será rezado em frente à basílica em homenagem ao Papa.

O mundo se despede de Francisco com a lembrança viva de um pastor que, até o fim, permaneceu próximo do povo e fiel à sua missão de amor e serviço.

Fale com o GCN/Sampi!
Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.

Comentários

Comentários