Em meio a uma seca histórica vivenciada por Franca, que enfrenta estiagem prolongada há mais de 100 dias, o consumo de água está dentro dos conformes, de acordo com a Sabesp. Ainda assim, a companhia pede a colaboração da população.
Dentre as recomendações da empresa de saneamento, a principal é usar vassoura e balde para lavar garagem, corredores ou carros, sem a utilização de mangueiras. A orientação vale para todas as épocas do ano, independentemente da capacidade do sistema hídrico.
A instituição ainda pede que as pessoas não deem descargas à toa, não joguem lixo no vaso sanitário, tomem banhos mais curtos, deixem as torneiras fechadas durante a escovação dos dentes e fiquem atentas a possíveis vazamentos dentro de casa.
100 dias de seca
Nesta segunda-feira, 22, Franca completou 100 dias sem chuva. A condição agrava os riscos à saúde por causa da baixa umidade do ar, que tem oscilado entre 15% e 30%.
Além disso, a seca provoca o aumento de sintomas respiratórios e alérgicos, elevando a procura por atendimentos médicos. Para lidar com a estiagem, as autoridades recomendam beber mais líquidos, por exemplo.
Fale com o GCN/Sampi!
Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.