FISCALIZAÇÃO

Operação Direção Segura flagra motoristas alcoolizados em Franca

Foram registrados duas autuações por direção sob influência de álcool e 28 recusas de motoristas ao teste do bafômetro em ação do Detran-SP na Avenida das Seringueiras.

Por N. Fradique | 4 dias atrás | Tempo de leitura: 2 min
da Redação

Colaboração

Fiscalização aconteceu no sábado, 22, e números foram divulgados nesta quarta-feira, 26
Fiscalização aconteceu no sábado, 22, e números foram divulgados nesta quarta-feira, 26

O Detran-SP divulgou o resultado da Operação Direção Segura Integrada (ODSI) realizada no último sábado, 22, na Avenida das Seringueiras, em Franca.

No total, 702 veículos foram fiscalizados na ação promovida com apoio das polícias Militar, Civil e Técnico-Científica. Foram registrados 28 recusas de motoristas ao teste do bafômetro e duas autuações por direção sob influência de álcool.

Tanto dirigir sob efeito de álcool – quando o teste do etilômetro aponta o índice de até 0,33 mg de álcool por litro de ar expelido – quanto recusar-se a soprar o bafômetro, são consideradas infrações gravíssimas, segundo os artigos 165 e 165-A do Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Em ambos os casos, o valor da multa é de R$ 2.934,70 e o condutor responde a processo de suspensão da carteira de habilitação. Se houver reincidência no período de 12 meses, a pena é aplicada em dobro, ou seja, R$ 5.869,40, além da cassação da CNH.

Nos casos de embriaguez ao volante, que ocorrem quando o motorista apresenta índice a partir de 0,34 miligramas de álcool por litro de ar expelido no teste do etilômetro, há configuração de crime de trânsito. Se condenado, o motorista, além da multa e suspensão da CNH, cumpre de seis meses a três anos de prisão, conforme prevê a Lei Seca, também conhecida como "tolerância zero".

Ação Integrada

As ações da Operação Direção Segura Integrada (ODSI) da última semana aconteceram em doze cidades do Estado: Bady Bassit, Barueri, Cosmópolis, Franca, Marília, Penápolis, Piracicaba, Praia Grande, Presidente Prudente, Rio Claro, São Paulo (Centro) e Vargem Grande do Sul.

No total, foram 10.572 veículos fiscalizados, resultando em 287 autuações por alcoolemia, sendo 252 recusas ao teste do bafômetro, 27 por direção sob influência de álcool e oito por crime de trânsito – dos quais dois constatados pelos agentes de fiscalização, apesar de os motoristas terem se recusado a fazer o teste do bafômetro.

Fale com o GCN/Sampi! Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.

Receba as notícias mais relevantes de Franca e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

1 COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.

  • Andrade Silva
    3 dias atrás
    Deveria ter fiscalização nas da cidade, todos os dias a noite e finais de semana,tem motoristas alcoolizados para todo lado!