RISCOS À SAÚDE

Força policial desocupa barracos de terreno em Franca, mas lixo segue no local

Moradores da rua Sebastião Amparo, no Parque São Jorge, estão aliviados após reintegração de posse em terreno, porém a limpeza adequada ainda não foi feita.

Por Igor Araújo | 28/04/2024 | Tempo de leitura: 2 min
da Redação

WhatsApp GCN

Rua Sebastiao Amparo: preocupação aumenta por possíveis focos de mosquito da dengue no terreno
Rua Sebastiao Amparo: preocupação aumenta por possíveis focos de mosquito da dengue no terreno

A Polícia Militar, junto com a Guarda Civil Municipal, prestou apoio no cumprimento de um mandado de reintegração de posse de um terreno localizado na rua Sebastião Amparo, no último dia 17 de abril, no bairro Parque São Jorge, em Franca. Durante a operação, foram desmontadas as barracas instaladas no local, que vinham sendo ocupadas por pessoas em situação de rua.

No entanto, moradores da região alegam preocupação com a continuidade da sujeira no terreno após a ação. Rafael de Paula, morador do bairro, relatou que, apesar da remoção das barracas pela Guarda Civil, o lixo deixado pelos ocupantes anteriores permanece no local, podendo contribuir para problemas como a proliferação do mosquito transmissor de doenças como a dengue.

Segundo Rafael, as reclamações dos moradores em relação à limpeza do terreno são recorrentes, com registros de solicitações à prefeitura há mais de dois anos.

"Foi cumprida uma reintegração de posse próxima à residência onde moro. O pessoal retirou as barracas, a polícia juntamente com a Guarda Civil e a prefeitura", diz ele. "Porém, depois desse tempo, a sujeira e o restante das barracas continuam lá, gerando mosquito e acumulando dengue. Tem pneus, então pode juntar água e gerar vários problemas para a população."

A preocupação dos moradores da rua Sebastião Amparo aumenta porque, além do acúmulo de lixo que causa desconforto, o local pode estar sendo foco do Aedes aegypti. “Estamos preocupados, pois tivemos vários casos de dengue entre moradores aqui da rua, e estamos tentando alertar a prefeitura, isso pode ser prejudicial para quem mora aqui, estamos com medo” afirmou Rafael.

A Secretaria de Saúde de Franca divulgou nesta quinta-feira, 25, que Franca contabiliza 2.392 casos positivos de dengue com nove mortes confirmadas.

Leia mais:
Dengue mata mulher de 64 anos em Franca; 9ª morte em 4 meses

Fala, Prefeitura
A Secretaria de Meio Ambiente informa que, por se tratar de um terreno particular, cabe ao proprietário realizar a limpeza. O caso foi encaminhado à Vigilância Sanitária para que o responsável seja notificado e realize o serviço, seguindo os prazos previstos na legislação municipal. Caso não o faça, será cobrada multa e a limpeza encaminhada para ser executada pela Prefeitura.

Fale com o GCN/Sampi! Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.

Receba as notícias mais relevantes de Franca e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.