
“Massa de longa fermentação. Cobertura de provolone defumado com caponata de berinjela e abobrinha, regada ao azeite de ervas. Queijo tipo quark, que é fresco e bem cremoso. Finalizando com uma redução de aceto balsâmico, um tipo de vinagre de vinho italiano”.
Deu água na boca? Com a Caponata Siciliana, o chefe pizzaiolo Maurício Dias conquistou a 15ª posição entre os 60 participantes do Mundial de Pizzas, etapa Brasil. Aos 44 anos, o morador de Franca é proprietário da Giorgino Pizzaria.
O resultado alcançado pela pizzaria aconteceu em apenas um ano e meio de funcionamento. “Fiquei muito contente, e tive muitos elogios de profissionais e mestres de pizzas que faziam parte do júri do concurso”.
Este não é o primeiro prêmio conquistado por Maurício. Reportagem publicada pelo Portal GCN/Redes Sampi no dia 20 de junho de 2022 informou que a Giorgino Pizzaria também ficou em 15º lugar na Copa Brasileira de Pizzarias, realizada na capital paulista. Na ocasião, a pizza premiada foi a Mineira.
O amor pela receita tradicional italiana não é de hoje. Formado em gastronomia em 2008, trabalhou durante um período na área. Maurício seguiu fazendo pizzas para amigos e familiares até que, em 2022, fez um curso em São Paulo para empreender.
“Agora pretendo continuar estudando e criando novos sabores para competir nos próximos concursos nacionais, e conseguir melhores resultados e, quem sabe, um lugar no pódio em São Paulo no próximo ano”.
Os três primeiros colocados do Mundial de Pizzas, etapa Brasil, representarão o país em Parma, na Itália, em 2024.
Fale com o GCN/Sampi!
Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.