
Uma pizzaria de Franca foi consagrada como uma das melhores do Brasil. A Giorgino Pizzaria, que fica no Jardim Éden, preparou um sabor exclusivo para lançar na Copa Brasileira de Pizzarias, concorrendo com mais de cinco mil estabelecimentos do país. Na colocação geral, a francana ficou em 15º lugar.
Essa é uma competição nacional que acontece a cada dois anos e é realizada pelo CTP (Centro Tecnológico de Pizzas). Em 2022, entre as mais de cinco mil inscrições, 36 pizzarias foram selecionadas para as finais, que aconteceram em São Paulo. Maurício Dias, pizzaiolo e proprietário da Giorgino Pizzaria, representou Franca entre os dias 7, 8, e 9 de junho na capital.
Maurício contou que desenvolveu a Pizza À Moda Mineira para disputar a competição, que tinha como tema os sabores regionais brasileiros. Foram três baterias com 12 pizzarias cada, e a Giorgino ficou em 6º lugar em sua bateria e em 15º no geral. O primeiro lugar ficou por conta de Gramado, no Rio Grande do Sul.
“Nós ficamos muito felizes de ter participado. Muito contato bacana, muitos profissionais tops do país. Corpo de jurados muito forte, conhecidos no meio da gastronomia. Até que fomos muito bem, é um excelente resultado. Lançamos agora essa pizza no nosso cardápio, porque ela tinha sido feita exclusiva para a copa”, falou Maurício.
A Giorgino Pizzaria
Apesar de já ter conquistado um prêmio nacional, a pizzaria tem apenas quatro meses no mercado. Maurício e sua mulher, Fernanda, resolveram iniciar um negócio próprio neste ano e fazem pizzas do tipo tradicional italiana, com massa fina e bordas aveludadas de maturação de 48 horas.
Ela funciona nos fundos da casa do casal, onde montaram uma cozinha e trabalham com delivery de quinta a domingo. Em breve, segundo Maurício, um salão será inaugurado, e a pizzaria funcionará no local.
Maurício é natural de São Paulo, mas se considera francano, já que mora na cidade desde os seus 2 anos de idade. É formado em Gastronomia pela Unifran em 2007 e fez especialização em Cozinha Italiana pela escola de culinária ICIF, na Itália. Ao longo da carreira, trabalhou em restaurantes como Chef em Franca e São Paulo e sempre foi apaixonado por pizzas.
Confira os ganhadores:
Fale com o GCN/Sampi!
Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.