JOVEM PROMESSA

‘Messinho’ francano, Estêvão assina primeiro contrato profissional com o Palmeiras

Por Pedro Baccelli | da Redação
| Tempo de leitura: 2 min
Sampi/Franca
Cesar Greco/Palmeiras
Estêvão ao lado da presidente do Palmeiras, Leila Pereira; o contrato vai até 2026
Estêvão ao lado da presidente do Palmeiras, Leila Pereira; o contrato vai até 2026

O francano Estêvão Willian Almeida de Oliveira Gonçalves, ou “Messinho”, como é popularmente conhecido, assinou o primeiro contrato profissional com a Sociedade Esportiva Palmeiras.

O acordo foi selado em seu aniversário de 16 anos, comemorado nessa segunda-feira, 24, com a presença de seus pais e da presidente do clube, Leila Pereira. Estevão ganhou um bolo para festejar a data especial após a assinatura do contrato.

“Hoje (segunda-feira) é um dia muito especial na minha vida. Primeiramente, agradeço muito a Deus por estar realizando não só o meu sonho, mas de toda minha família, amigos e representantes”, disse o garoto, em suas redes sociais.

O vínculo firmado é de três anos, tempo máximo autorizado pela Fifa (Federação Internacional de Futebol). Pela legislação brasileira, um jogador de futebol pode assinar contrato profissional apenas com 16 anos ou mais.

Leila exaltou o jogador e diz que cada vez mais as “crias da Academia” reforçarão a equipe principal do Verdão nos próximos anos. “Estêvão é um jogador talentoso, com imenso potencial e extremamente identificado com o Palmeiras. Oferecemos todas as condições para que ele continue se desenvolvendo e dê muitas alegrias ao nosso torcedor”.

Não é falácia da presidente. Atualmente, o técnico Abel Ferreira conta com dez atletas revelados na base do clube: o goleiro Vinícius Silvestre; os laterais Garcia e Vanderlan; o zagueiro Naves; os meio-campistas Fabinho, Gabriel Menino e Jhon Jhon; e os atacantes Giovani, Endrick e Artur.

Trajetória pelo Alviverde
Estêvão desembarcou na grande São Paulo, especificamente na Academia de Futebol 2, em 2021. Não demorou muito para a jovem promessa do futebol brasileiro se ambientar no Verdão. No ano passado, em 2022, foi campeão paulista no sub15 e sub17, além de ajudar a conquistar o Campeonato Brasileiro e a Copa do Brasil sub17. O cartão de visita do atacante foi a artilharia da equipe na categoria, com 23 gols em 34 partidas na temporada.

Em setembro, foi convocado pela primeira vez para a seleção brasileira sub17. Apesar da pouca idade, Estêvão também participou da campanha do bicampeonato da Copa São Paulo de Futebol Júnior 2023, que reúne atletas até 23 anos. O francano balançou as redes pelo Palmeiras na goleada por 6 a 0 contra o Sampaio Corrêa (MA).

A jovem promessa francana
Não é de hoje que Estêvão é uma das promessas do futebol brasileiro. Os dribles curtos e a boa finalização com a perna esquerda renderam ao garoto, na época com 10 anos, seu primeiro acordo com o Cruzeiro, de Belo Horizonte (MG).

Durante anos, foi o atleta mais jovem a ter contrato assinado com a fornecedora esportiva Nike, superando Neymar, hoje no Paris Saint-Germain, da França, e Rodrygo, do Real Madrid, da Espanha.

O conto de fadas logo virou caso policial. O programa Fantástico, da Rede Globo, revelou que o clube mineiro estava cedendo parte dos direitos econômicos do atleta para empresários – o que é proibido pela Fifa. Depois do episódio, Estêvão desembarcou na capital paulista, onde defende o Palmeiras desde os 14 anos de idade.

Fale com o GCN/Sampi!
Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.

Comentários

Comentários