ÓDIO

E-mail ameaça matar Paolla Miguel e realizar massacre na Câmara

Por Flávio Paradella | Especial para a Sampi Campinas
| Tempo de leitura: 3 min
A mensagem foi enviada aos endereços eletrônicos dos vereadores às 5h desta segunda-feira (6).
A mensagem foi enviada aos endereços eletrônicos dos vereadores às 5h desta segunda-feira (6).

A Câmara de Campinas vai apurar o envio de um e-mail aos parlamentares de ameaças de morte e declarações racistas e homofóbicas à vereadora Paolla Miguel (PT) e a promessa de “um massacre” no legislativo caso Major Jaime (União), Permínio Monteiro (PSB), Higor Diego (União), Cecílio Santos (PT) e Guida Calixto (PT) também não renunciem aos mandatos. Todos os vereadores citados são negros.

A mensagem foi enviada aos endereços eletrônicos dos vereadores às 5h desta segunda-feira (6).

E-mail foi enviado com o título “EU VOU MATAR A VEREADORA PAOLLA MIGUEL E FAZER UM MASSACRE NA CÂMARA” e é assinado por Ricardo Wagner, nome de um analista de sistemas que vem sendo usado de maneira indevida e criminosa para atacar políticos desde 2017. Os e-mails enviados aos alvos proliferam insultos racistas e LGBTfóbicos, o mesmo caso registrado em Campinas.

Na mensagem, o criminoso afirma em declaração endereça à Paolla Miguel que “SE VOCÊ NÃO RENUNCIAR AO MANDATO vou comprar uma pistola 9 mm no Morro do Engenho aqui no Rio de Janeiro e uma passagem só de ida pra Campinas e vou te matar. Eu já tenho todos os seus dados e vou aparecer aí na câmara municipal (Avenida da Saudade 1004). Depois de meter uma bala na sua cara e matar qualquer um que estiver junto com você, vou jogar gasolina no seu corpo IMUNDO e atear fogo, vou matar todos os vereadores (exceto o Nelson Hossri), assessores e qualquer um que eu encontrar no caminho, botar fogo no prédio e no fim vou meter uma bala na minha cabeça”.

A reportagem do Portal Sampi Campinas entrou em contato com a vereadora Paolla Miguel que afirmou que está "procurando os outros vereadores ameaçados para tomarmos medidas em conjunto".

Major Jaime, ameaçado na mensagem, disse que já entrou em contato com autoridades policiais. "A gente deve ter da parte da Câmara Municipal uma ação em conjunto, já que a mensagem foi endereçado ao e-mail da Camara".

Citado no e-mail, o vereador Permínio Monteiro lamentou a mensagem e afirmou que vai buscar a punição do autor. "Deve ser algum infeliz que não tem noção do que está falando, mas independente de qualquer coisa vou registrar um boletim de ocorrência".

O vereador Paulo Gaspar enviou uma mensagem à Presidência da Câmara de Campinas para reforçar a segurança e cobrando a apuração. "Inacreditável saber que existem pessoas que se prestam a fazer este tipo de ameaça de cunho racista contra a vida de outra. Independente do motivo, seja de cunho ideológico ou qualquer outro, não sabemos se é apenas uma brincadeira de mal gosto ou uma ameaça de fato vinda de uma pessoa que tem intenção de cometer crimes. Esta casa legislativa precisa acionar a polícia para as devidas investigações e providências", afirmou Gaspar.

NOTA OFICIAL

Em decorrência de email recebido pela Ouvidoria desta Casa de Lei, relatando ameaças de morte e declarações racistas e homofóbicas à vereadora Paolla Miguel (PT) e a promessa de “um massacre” no Legislativo caso os vereadores Major Jaime (União), Permínio Monteiro (PSB), Higor Diego (Republicanos), Cecílio Santos (PT) e a vereadora Guida Calixto (PT) também não renunciem aos mandatos, a Presidência da Câmara Municipal de Campinas faz saber que repudia veementemente esses atos criminosos que incitam a violência e provocam o ódio com risco à integridade física dos parlamentares ou do patrimônio da sede do Poder Legislativo, e informa que:

  • Vai pedir reforço na segurança no entorno e nas atividades internas programadas para a Câmara Municipal de Campinas.
  • Vai elaborar uma representação, subsescrito pelos parlamentares citados no email, ao Deinter (Delegacia do Interior) 2, da Polícia Civil, solicitando investigação para apurar os fatos.
  • Vai determinar maior rigor no acesso e no credenciamento de populares à Câmara Municipal.
  • Vai ampliar a segurança durante a realização dos trabalhos da Comissão Processante contra a vereadora Paolla Miguel.

Comentários

Comentários