INTERCÂMBIO

‘Foi uma experiência muito enriquecedora’, diz estudante

Por Erivan Monteiro | erivan.monteiro@jpjornal.com.br
| Tempo de leitura: 3 min
Fotos – Divulgação
Julia com a bandeira do Brasil no Canadá: nova cultura, novas amizades e inglês afinado
Julia com a bandeira do Brasil no Canadá: nova cultura, novas amizades e inglês afinado

O projeto do Governo do Estado Prontos para o Mundo, um programa de intercâmbio educacional e de idiomas totalmente gratuito para estudantes da rede pública estadual de São Paulo, contemplou vários alunos da RMP (Região Metropolitana de Piracicaba) em seu primeiro ano de atuação.

O projeto seleciona, por ano, 1.000 alunos para estudar “high school” em países de língua inglesa (como Canadá, Austrália, Irlanda) com custos de passaporte, visto, hospedagem, aulas e bolsa-auxílio cobertos, além de oferecer cursos intensivos de inglês on-line para outros 70.000 estudantes. A seleção envolve boas notas no boletim e no Saresp, além de frequência escolar.

Uma das que viajaram em 2025 foi a estudante Julia Nicolly da Silveira Siqueira, 16 anos, residente em Santa Maria da Serra, cidade da RMP. Julia, que estuda na EE Frei Fernando Maria Fachini, se destacou em todas as etapas do processor seletivo e teve a oportunidade de fazer o intercâmbio.

“Foi uma experiência muito enriquecedora, pois pude melhorar bastante meu inglês, conhecer uma nova cultura, fazer diversas amizades e aprender ser mais independente”, conta Julia, que conheceu e estudou durante cerca de três meses na cidade de Conception Bay South, no Canadá.

Além de melhorar academicamente, a adolescente ainda teve a oportunidade de vivenciar situações que são improváveis em um país tropical, como a neve. “Conheci a neve e visitei lugares incríveis. Pude vivenciar uma experiência única que vou levar para a vida toda, e isso tudo ajudou no meu crescimento pessoal”, declara Julia, que vai para o terceiro ano do ensino médio na mesma escola.

Esse, aliás, é outro objetivo do programa: trazer experiências inesquecíveis aos alunos, que, muitas vezes, nunca saíram do Brasil para uma viagem internacional. O fato de irem sozinhos, longe dos pais, também contribui para ajudar na formação de independência e responsabilidade do jovem estudante.

“Essa experiência foi muito importante para o meu desenvolvimento pessoal, pois tive contato com uma nova cultura e melhorei meu inglês. Também foi uma vivência que ampliou minha visão de mundo e meus objetivos para o futuro”, conta Lívia Malaguetta Chittolina, 16 anos, que mora em Charqueada, cidade da RMP. Ela também se destacou nas seletivas e foi beneficiada no programa.

Livia ficou dois meses e meio na cidade de Springdale, no Canadá, no início do ano passado, após ser selecionada pela EE Pedro Crem Filho. Neste ano, ela estudará o terceiro ano do ensino médio em outra unidade escolas: a EE Benedito Dutra Teixeira, na mesma cidade.

BENEFÍCIOS
O Programa Prontos para o Mundo oferece intercâmbio entre dois meses e meio e três a quatro meses (até um semestre letivo). Este é o período da viagem para o exterior, onde o aluno estuda em uma escola local e vive com uma família anfitriã, recebendo uma bolsa para despesas.

Como Funciona o Programa: Fase 1 (Preparatória): Curso de inglês online e presencial no contraturno escolar, com foco em nivelamento e desempenho. Fase 2 (Seleção para Intercâmbio): Após concluir a Fase 1 com êxito (atingindo metas de aprendizado e frequência), os alunos participam de provas e seleções para o intercâmbio.

Os selecionados embarcam após a provação nas fases iniciais. O intercâmbio acontece geralmente na 2ª série do Ensino Médio e inclui, de forma gratuita: passagens aéreas, visto, seguro-viagem; traslados e hospedagem em casas de famílias; aulas em high schools locais e bolsa-auxílio para gastos pessoais.

Lívia durante sua estada em Springdale, no Canadá

Comentários

Comentários