Uma força-tarefa formada por equipes da Prefeitura de Piracicaba — envolvendo as Secretarias de Obras, Infraestrutura e Serviços Públicos, Segurança Pública, Trânsito e Transportes, Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente, além da Defesa Civil, Guarda Civil, CPFL e Corpo de Bombeiros — trabalha desde domingo (9) para reduzir os danos causados pela chuva e pelos ventos que atingiram o município.
Saiba Mais:
- Recintos precários e riscos: denúncias no Zoo de Piracicaba; VEJA
- Piracicaba registra queda de 11 árvores e caos após chuva intensa
Nas últimas 24 horas, o pluviômetro da base operacional da Defesa Civil registrou 96,6 milímetros de chuva. Para comparação, ao longo de todo o mês de novembro o acumulado foi de 114,93 milímetros. Segundo dados da Estação Meteorológica da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (USP), os ventos chegaram a 59 km/h, o que contribuiu para a queda de 11 árvores de grande porte em diferentes regiões da cidade.
A primeira solicitação relacionada às ocorrências foi registrada às 9h45 de domingo. Entre os locais afetados estão a avenida Dona Francisca, a estrada de acesso ao Engenho Central, avenida Pompeia, avenida Fioravante Cenedese, em Artemis, rua Luiz de Camões, rua José Rosário Losso, avenida das Ondas, avenida Centenário, rua Maria Maniero, rua José de Alencar e o Parque Natural do bairro Santa Teresinha.
De acordo com a Defesa Civil, a maior parte dos chamados envolveu árvores e galhos atingindo a rede elétrica e estruturas de sinalização viária. Apesar dos danos, não houve registro de feridos ou veículos atingidos.
A Defesa Civil orienta a população a adotar medidas de prevenção durante períodos de chuva e ventos fortes, como evitar locais alagados, não estacionar veículos próximos a árvores ou construções em andamento e manter atenção ao transitar por áreas com árvores de médio ou grande porte. A população também deve observar riscos relacionados à queda de postes e fiações energizadas.
Ocorrências registradas
Entre 1º e 10 de dezembro, a Defesa Civil registrou a queda de 23 árvores em diferentes pontos da cidade. Todas as ocorrências foram atendidas pelas equipes e não houve registro de vítimas.
Previsão
A Defesa Civil do Estado informou que a passagem de um ciclone extratropical pode provocar tempestades severas até quinta-feira (11). A previsão inclui chuva forte, rajadas de vento superiores a 90 km/h, descargas elétricas e possibilidade de granizo. As equipes seguem mobilizadas para atendimento das ocorrências. O órgão oferece um serviço de alertas meteorológicos por SMS; para se cadastrar, basta enviar o CEP da residência para o número 40199.
Serviço
Em situações de emergência, os moradores podem acionar o Corpo de Bombeiros pelo telefone 193 e a Defesa Civil pelo número 199.