A equipe do Plano Municipal de Combate ao Aedes (PMCA), vinculada ao Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) da Secretaria Municipal de Saúde, realizará neste sábado (20), o Arrastão da Dengue. A ação acontecerá das 8h às 14h na região do Jardim Planalto, abrangendo os bairros Planalto, São José e Cantagalo. O ponto de encontro para a equipe será o Varejão São Jorge, localizado na avenida Dr. Antonio Mendes de Barros Filho, 1.000.
- Gratuidade em conta de luz para baixa renda: entenda regras
- Pressão 12 por 8 deixa de ser 'normal' para saúde cardiovascular
- Remédio genérico funciona como o original? Veja
O objetivo da iniciativa é combater o mosquito Aedes aegypti, transmissor de doenças como dengue, zika, chikungunya e febre amarela urbana. De janeiro a agosto deste ano, as ações do PMCA já recolheram 198,64 toneladas de potenciais criadouros do mosquito.
A Vigilância Epidemiológica (VE) de Piracicaba divulgou dados provisórios sobre a dengue. De 1º de janeiro a 16 de setembro de 2025, foram registradas 22.843 notificações, com 5.888 casos confirmados e cinco óbitos. Em 2024, no mesmo período, a cidade teve 58.968 notificações, 29.102 casos confirmados e 16 óbitos. Em 2023, os números foram de 12.598 notificações, 2.897 confirmações e três óbitos.
A campanha de vacinação contra a dengue segue em andamento para crianças e adolescentes entre 10 e 14 anos. A vacina é aplicada em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e Unidades de Saúde da Família (USFs) da cidade, de segunda a sexta-feira, das 8h às 15h. Para a imunização, é necessário apresentar documento com foto, Cartão Pira Cidadão ou Cartão Nacional do SUS. O esquema vacinal é composto por duas doses, com um intervalo de três meses entre elas.
Cuidados para prevenção
A prevenção contra a dengue envolve a adoção de medidas diárias. A população deve eliminar focos de água parada, usar repelente, manter os pratos de vasos de plantas com areia até a borda, e guardar garrafas e baldes com a boca virada para baixo ou tampados. A limpeza regular de calhas, o descarte de lixo em sacos fechados e a furação de latas de alumínio antes de descartar também são recomendados. Em caso de suspeita da doença, o paciente deve procurar uma unidade de saúde e não se automedicar.