O Centro de Tratamento de Queimaduras (CTQ) da Irmandade de Misericórdia de Campinas (IMC) – que reúne a Santa Casa e o Hospital Irmãos Penteado – conquistou a recertificação do Instituto Qualisa de Gestão (IQG), mantendo por mais dois anos o Selo Diamante, a mais alta distinção da instituição acreditadora. A conquista, anunciada no último dia 15 de setembro, reafirma a excelência de um serviço que é o único do Brasil a ostentar esse nível de certificação.
- Clique aqui para fazer parte da comunidade da Sampi Campinas no WhatsApp e receber notícias em primeira mão.
Referência nacional, o CTQ recebe pacientes de Campinas, da região e de outros estados, somando milhares de atendimentos complexos desde a inauguração em 2016. A unidade funciona em uma área de 600 m² dentro da estrutura da IMC, com 12 leitos individuais de internação, centro cirúrgico próprio, salas de acolhimento, recepção estruturada e espaço de telemedicina para conferências e aulas.
De acordo com o coordenador do CTQ, Flavio Nadruz Novaes, a recertificação comprova o compromisso da unidade com a qualidade e a segurança. “A recertificação mostra a preocupação do CTQ e também da IMC em fornecer um serviço de qualidade e de segurança sob os aspectos que beneficiam totalmente os pacientes”, destacou. O provedor da IMC, Murillo Almeida, reforçou que a infraestrutura de ponta e os rígidos protocolos assistenciais foram determinantes para a manutenção do selo.
Desde o início das atividades, já foram internados 1.549 pacientes, sendo 1.248 pelo SUS. O CTQ mantém equipe multiprofissional composta por cirurgiões plásticos, intensivistas, enfermeiros especializados, fisioterapeutas, psicólogos e nutricionistas, entre outros profissionais.
A conquista também reforça a relevância da Irmandade de Misericórdia de Campinas, instituição de quase 154 anos. Atualmente, a instituição conta com 140 leitos ativos – 42 em unidades críticas –, nove salas cirúrgicas, além de um corpo clínico formado por mais de 900 médicos.