QUATRO DIAS SEM ÁGUA

Falta água e sobra indignação no bairro Cecap, em Piracicaba

Por Will Baldine | Jornal de Piracicaba |
| Tempo de leitura: 3 min
Reprodução
Segundo os moradores, o desabastecimento teve início na última segunda-feira (15) e persiste até o momento
Segundo os moradores, o desabastecimento teve início na última segunda-feira (15) e persiste até o momento

Moradores do Residencial Terras Altas, localizado no bairro Cecap, em Piracicaba, procuraram a redação do Jornal de Piracicaba para relatar problemas relacionados à falta de água no condomínio. Segundo os moradores, o desabastecimento teve início na última segunda-feira (15) e persiste até o momento.

Saiba Mais:

De acordo com informações do Serviço Municipal de Água e Esgoto (Semae), o problema foi causado pelo rompimento de uma adutora de 600 milímetros, ocorrido na manhã do dia 15, em um ponto de difícil acesso próximo à cabeceira da ponte nas imediações do Lar dos Velhinhos. O Semae informou que o reparo foi concluído e que as operações da rede estão sendo realizadas em capacidade máxima para restabelecer o abastecimento. A autarquia declarou ainda que o fornecimento de água está normalizado.

No entanto, moradores do bairro Cecap afirmam que a situação ainda não foi resolvida. Alessandra Blumen, residente do Residencial Terras Altas, relatou que está enfrentando dificuldades desde o início da semana. “Já faz quatro dias que eu não lavo roupa. As minhas louças estão todas paradas também. Em alguns horários específicos do dia, a água volta, mas é pouca, não é o suficiente pra encher nossa caixa d'água do prédio e ter pressão nas torneiras. Estamos passando por um momento muito difícil”, disse.

Outra moradora, que preferiu não se identificar, afirmou que entrou em contato com o Semae diversas vezes, mas não obteve retorno efetivo. “Eles dizem que o abastecimento vai normalizar no período noturno, mas o que acaba acontecendo é que eles liberam pouquíssima água, e dura por pouco tempo. Depois volta a faltar de novo. A gente entra no site, e lá diz que o abastecimento está normalizado, porém não é o que está acontecendo aqui. Eu e diversos outros moradores já entramos em contato, corremos atrás, mas nada é feito. Nós precisamos de uma solução. Água é essencial. Já imaginou chegar do trabalho e não conseguir tomar banho?”, questionou.

O que diz o SEMAE

O Semae informou que o abastecimento será gradualmente regularizado com a implementação de novos projetos. A primeira obra prevista é a construção de uma adutora que ligará a Estação de Tratamento de Água (ETA) Capim Fino aos reservatórios da Torre de TV, com conclusão prevista para as próximas semanas.


  • Clique aqui e receba, gratuitamente, as principais notícias da cidade, no seu WhatsApp, em tempo real. 
  • Há algum problema no seu bairro? Clique aqui e envie sua reclamação para a Coluna "ALÔ PREFEITO!", da Redação.

Em 2026, dois novos reservatórios com capacidade total de mais de 6 milhões de litros devem ser construídos. O plano de obras inclui ainda duas novas adutoras: uma ligando a Torre de TV ao Reservatório Unileste, e outra interligando as regiões do Cecap e Dois Córregos. As intervenções fazem parte de um pacote de investimentos de mais de R$ 300 milhões autorizados pela Agência Reguladora Ares-PCJ, com execução prevista para os próximos dois anos.

O Semae também informou que suas estações de captação, tratamento e distribuição seguem operando em capacidade máxima, e que realiza campanha institucional para o uso racional da água desde o início do ano.

Canais de atendimento do Semae para moradores com problemas no abastecimento:

Site: semaepiracicaba.sp.gov.br

WhatsApp 24h: (19) 3403-9608

Central 24h: 0800 772 9611

Disque 115 (apenas telefone fixo)

Comentários

Comentários