A Academia Ituana de Letras (ACADIL) convida o público para o lançamento do livro O pássaro e a vez: a Vila de Itu e as manifestações liberais no ano da independência, da historiadora Marly T. G. Perecin. O evento acontece no sábado (13), às 10h, no Centro de Estudos do Museu Republicano, localizado na Rua Barão de Itaim, 140, em Itu/SP, com apoio do Museu Republicano de Itu – USP.
VEJA MAIS:
- Sesi Piracicaba recebe espetáculo “Por todos os cantos e contos”
- Veja a programação do cinema em Piracicaba nesta semana
- Por que uma bicicleta branca está presa a um poste em Piracicaba?
Segundo a autora, a obra apresenta um capítulo inédito da história do Brasil, mostrando como as elites do Oeste Paulista, incluindo voluntários de Piracicaba, se envolveram em um movimento revolucionário entre maio e agosto de 1822. A pesquisa revela conflitos ideológicos e políticos na região, e o papel da Vila de Itu como centro de irradiação das ideias liberais, defendendo a independência do país, a representatividade cidadã e a liberdade econômica frente às pressões das Cortes portuguesas.
“O Pássaro é o símbolo da liberdade e a Vez representa a ocasião perdida diante do absolutismo do Imperador. Esta metáfora reflete a luta das elites na área mais politizada do interior paulista”, explica Marly.
A obra, publicada pela FOX TABLET de Salto, é a décima publicação da autora e apresenta uma narrativa construída a partir de análise crítica das fontes históricas, com atenção especial às atas da Câmara Municipal de Itu e à atuação da Escola das Liberdades Paulistas.
O lançamento promete reunir pesquisadores, estudantes e interessados em história regional, oferecendo a oportunidade de conhecer mais sobre a participação do Oeste Paulista nos acontecimentos que marcaram o processo de independência do Brasil.