Usuários do transporte coletivo de Piracicaba enfrentaram uma confusão nesta segunda-feira (1º) no Terminal Central de Integração (TCI), após o fim do prazo para uso dos cartões antigos. A partir desta data, apenas o novo cartão Pira Mobilidade passou a ser aceito nos ônibus da cidade para as modalidades vale-transporte, escolar e popular social.
Saiba Mais:
- Prazo para usar cartão antigo do ônibus termina em Piracicaba
- Por que uma bicicleta branca está presa a um poste em Piracicaba?
Segundo funcionários da empresa Pira Mobilidade, responsável pela operação do sistema, a troca dos cartões antigos pelo novo modelo estava sendo comunicada há cerca de um ano. Ainda de acordo com a empresa, o prazo foi prorrogado duas vezes para permitir que os usuários regularizassem a situação.

O prazo final para a substituição foi encerrado no domingo, 31 de agosto. Para atender a demanda, a unidade da Pira Mobilidade funcionou excepcionalmente no domingo até as 18h, segundo relatos de funcionários.
Relatos de transtornos e falta de informações
Apesar dos avisos, a mudança causou transtornos entre os passageiros. Uma funcionária pública, que preferiu não se identificar, relatou ao Jornal de Piracicaba que, mesmo tendo feito a nova carteirinha, o saldo do vale-transporte não foi transferido para o novo cartão.
“Tem alguma coisa que não está certa. Eu sou funcionária da prefeitura, fiz a carteirinha nova como foi orientado, porém ao ir no NAA fui informada que não era necessário passar para eles a numeração da nova carteirinha pois o sistema é pelo CPF. E qual é o motivo então após a atualização não transferir o saldo?", questionou.
A mesma usuária também criticou a forma como a informação foi repassada aos servidores municipais.
“Por que a prefeitura comprou vale-transporte sabendo que vários funcionários não haviam feito a atualização? Compraram o passe na sexta-feira e já sabiam que na segunda as carteirinhas seriam bloqueadas. Não fizeram um comunicado formal no portal do servidor, apenas enviaram um e-mail que não esclarecia o que iria ocorrer”, afirmou.
Prefeitura ainda não respondeu
A equipe do Jornal de Piracicaba procurou a Prefeitura de Piracicaba para esclarecimentos sobre o caso, mas ainda não obteve retorno até a publicação desta matéria.