O BONDE DA HISTÓRIA

Um símbolo da Esalq e da inovação tecnológica de Piracicaba

Por Erivan Monteiro | erivan.monteiro@jpjornal.com.br
| Tempo de leitura: 4 min
Universidade de São Paulo/Divulgação
O bondinho da Esalq fez sucesso até o final dos anos de 1960
O bondinho da Esalq fez sucesso até o final dos anos de 1960

“O bonde é uma das saudades das muitas que sobraram de uma Piracicaba mais romântica e mais feliz, num tempo mais sereno e com valores sólidos”. A frase do escritor Cecílio Elias Netto resume bem o que significa para os piracicabanos o chamado “bondinho da Esalq”.

Mais do que um simples transporte, ele significou a inovação tecnológica de um tempo em que a nossa cidade começava a se destacar como uma das mais desenvolvidas do Estado de São Paulo e também do Brasil.

Esse serviço, que começou em 15 de janeiro de 1916 e foi encerrado em 3 de outubro de 1969, figura atualmente como uma feliz lembrança para os mais antigos e no imaginário dos mais jovens. E, para resgatar a história, a ideia da Esalq é restaurá-lo e fazer dele um ponto de visita para piracicabanos e turistas.

Porém, enquanto trabalha na captação dos recursos, a USP em Piracicaba lançou o projeto “Esalq Sempre”, com o objetivo de manter viva a história do bonde elétrico que acompanhou gerações em nossa cidade.

Em setembro, o projeto está lançando mais um número da publicação, que nesta oitava edição tem como tema “A Jornada Acadêmica do Bonde”, no qual aborda como a chegada do veículo representou uma inovação tecnológica e social para Piracicaba e para os estudantes.

O transporte urbano reduziu significativamente o tempo de deslocamento dos universitários, pois o bonde integrou a área central da cidade à instituição de ensino. Até então, os deslocamentos até a escola eram feitos a pé ou por veículos de tração animal.

A introdução dos bondes elétricos em Piracicaba ocorreu após sucessivas tentativas frustradas desde 1890, envolvendo projetos com tração animal, vapor e eletricidade. Entre 1901 e 1914, pelo menos nove propostas para implantação de linhas de transporte urbano foram apresentadas, mas todas acabaram rejeita das pela municipalidade.

Somente em 1915 a iniciativa avançou, quando a Câmara Municipal autorizou a Companhia Elétrica de Piracicaba a implantar o sistema de bondes. As obras começaram em outubro de 1915, e em dezembro chegaram os primeiros quatro bondes: carros abertos, do modelo J.G. Brill Co. de 1912.

A primeira linha de bonde em nossa cidade foi inaugurada em 15 de janeiro de 1916, conectando a antiga Praça da Catedral (atual Praça José Bonifácio) ao campus da Esalq – escola que fora fundada em 1901 e localizada a cerca de 3 quilômetros do centro da cidade.

O trajeto percorria as ruas XV de Novembro, José Pinto de Almeida, Marechal Deodoro e a Avenida São João chegando ao campus, ponto final chamado de Agronomia. O sistema atendia funcionários, moradores e especialmente os estudantes da Esalq. A chegada do bonde representou uma inovação tecnológica e social para Piracicaba, ao modernizar o transporte urbano.

“Era uma festa. A gente falava ‘passear de bonde’.... Era uma delícia”, lembra Cecílio, acrescentando que o transporte era democrático e abrigava tanto ricos como pobres. Além da linha da Esalq, havia ainda mais duas linhas de bonde: uma que ia para a Vila Rezende e outra para a Paulista.

RESTAURO

O bondinho da Esalq e seu reboque, ícones culturais de Piracicaba e da universidade, serão restaurados por meio de projeto aprovado em 2025 via Lei de Incentivo à Cultura – Lei Rouanet (Ministério da Cultura). Atualmente, a Esalq está em fase de captação de recursos.

A proposta visa à restauração completa de dois veículos, com ênfase na integridade histórica e técnica, transformando-os em acervo museológico aberto à visitação pública, incorporado à paisagem e à memória institucional da Esalq/USP.

A iniciativa prevê o restauro integral do bonde original, utilizando técnicas especializadas de conservação ferro viária, bem como a implantação de uma estrutura de exposição permanente, com adequações paisagísticas, 12 sinalização educativa.

O projeto reforça o valor das memórias afetivas e da preservação de símbolos que ajudam a contar a história da universidade e da cidade. A presença do bonde e do reboque restaurados no campus Luiz de Queiroz será um marco para o desenvolvimento de atividades voltadas ao agroturismo.

Com apoio de entidades públicas e privadas, os veículos restaurados se tornarão ponto de visitação e experiência imersiva, contribuindo para enriquecer os roteiros turísticos da região e fortalecer a imagem da Esalq/USP como referência em patrimônio e inovação.

Ao integrar a rota do agroturismo ao patrimônio cultural piracicabano, os dois veículos funcionarão como: ponto de visitação histórica, com exposições sobre a Esalq/USP, a história dos bondes e a agricultura brasileira; espaço interativo, com simulação de viagens, sons e curiosidades do transporte elétrico urbano.

Haverá ainda um centro de interpretação do patrimônio rural, com vídeos, fotografias, objetos históricos e uso de realidade aumenta da; ambiente educativo, voltado à educação patrimonial para públicos de todas as idades; plataforma de divulgação cultural e turística, com presença em canais oficiais da rota do agroturismo.

SERVIÇO
O trabalho completo do Projeto “Esalq Sempre”, da Esalq/USP, pode ser acessado no link: esalqsempre-008-a-jornada-academica-do-bonde.pdf

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