A UEFA Champions League é o palco onde os melhores jogadores do mundo se enfrentam. Mas, acima de tudo, é o território onde os maiores goleadores da Champions League reinaram. Aqueles que, com um chute poderoso ou uma falta bem batida, transformam a história do jogo e, por que não, do esporte.
Marcar um gol na Champions League já é um feito notável. Chegar a dezenas deles, superando defesas de elite e goleiros lendários, é o que separa simples atacantes de verdadeiras lendas.
Neste texto, vamos na lista dos 10 maiores artilheiros de todos os tempos da Liga dos Campeões da Europa. Jogadores que subiram ao Olimpo da competição mais prestigiada do mundo e moram no coração de milhões de torcedores e fãs de futebol e aposta online. Confira!
Cristiano Ronaldo — 140 gols
Não é surpresa para ninguém que o topo da lista seja dominado por Cristiano Ronaldo. O craque português é o artilheiro supremo da história da Champions League, com incríveis 140 gols.
A jornada dele na competição é uma saga de consistência, evolução e uma fome insaciável por gols. Além dos gols, CR7 foi campeão pelo Manchester United e principal protagonista das quatro conquistas do Real Madrid entre 2014 e 2018.
A capacidade de Cristiano Ronaldo em aparecer nos momentos mais decisivos, como nas finais e nos jogos de mata-mata, solidificou o lugar dele como o maior entre os maiores goleadores da Champions League.
Lionel Messi — 129 gols
Se Ronaldo é a força, Lionel Messi é a arte. Com 129 gols, o gênio argentino é o segundo maior artilheiro, com uma diferença relativamente pequena em relação ao líder e rival de tantos clássicos espanhóis e premiações de melhor do mundo.
O que diferencia Messi é a maneira como ele constrói seus gols. Ele não é apenas um finalizador, mas sim o cérebro por trás de muitas jogadas. Sua parceria com jogadores como Xavi e Iniesta no auge do Barcelona resultou em famosos “gols de videogame”. Ao todo, são quatro títulos da Champions com o Barcelona.
Robert Lewandowski — 105 gols
Em terceiro lugar, surge o polonês Robert Lewandowski, com 105 gols. Somente os três superaram a marca centenária de gols na Champions League.
Após três temporadas no Borussia Dortmund, Lewandowski viveu quase uma década de domínio impressionante no Bayern de Munique, culminando na conquista do título em 2020, em cima do PSG. Hoje, é o principal nome da reconstrução do Barcelona.
Karim Benzema — 90 gols
O quarto lugar é ocupado por Karim Benzema, que, assim como Ronaldo, se tornou um sinônimo de sucesso na Champions League. Com 90 gols, o francês foi peça fundamental na era de ouro do Real Madrid.
Inicialmente, ele atuou como um coadjuvante brilhante para Cristiano Ronaldo, mas, após a saída do português, assumiu o protagonismo de forma espetacular. A temporada 2021-2022, em que liderou o Real Madrid à sua 14ª conquista, é prova dessa liderança e da importância dele para o clube.
Raúl — 71 gols
Antes da era de domínio de Messi e Ronaldo, o trono de maior artilheiro da Champions League pertencia a Raúl González. O eterno capitão do Real Madrid marcou 71 gols e conquistou três títulos da competição.
Raúl coleciona outras marcas impressionantes, como a de jogador que mais vezes vestiu a camisa do Real Madrid, o primeiro a chegar aos 50 gols na Champions League e o fato de nunca ter recebido um cartão vermelho em 17 anos de carreira.
Thomas Müller — 57 gols
Com 57 gols, Thomas Müller é um nome surpreendente na lista, pois não é um centroavante tradicional. O alemão, que passou quase toda a carreira no Bayern de Munique, é conhecido por sua inteligência tática, seu posicionamento e a habilidade de encontrar espaços na área.
Müller não é o jogador mais técnico ou o mais rápido, mas sua capacidade de ler o jogo e aparecer no momento certo para finalizar é incomparável. Ele foi peça-chave nas duas conquistas recentes do Bayern na Champions (2013 e 2020).
Ruud van Nistelrooy — 56 gols
Com 56 gols na Champions League, Ruud van Nistelrooy foi um dos mais puros "homens-gol" que já pisaram nos gramados europeus. Ex-jogador de clubes como PSV, Manchester United e Real Madrid, o holandês é o primeiro dos grandes artilheiros da Champions a nunca ter sido campeão da competição.
A capacidade dele em finalizar com ambos os pés e a facilidade de marcar de primeira eram impressionantes. Ele foi artilheiro da Liga por três temporadas consecutivas, um feito raro e que demonstra sua consistência em campo.
Kylian Mbappé – 55 gols
Quem caminha a passos largos para lugares mais altos neste ranking é Kylian Mbappé, um dos principais ídolos desta nova geração de fãs de futebol e de quem faz bet esporte na Betfair. Com apenas 26 anos, ele já é o oitavo maior artilheiro da Liga, com 55 gols nos três clubes que defendeu: Monaco, PSG e Real Madrid.
Apesar de já ter sido campeão da Copa do Mundo, Mbappé ainda está no hall dos grandes craques que não conquistaram uma Champions League. Porém, ao chegar no Real Madrid, o maior campeão da história do torneio, é questão de tempo para a Orelhuda entrar na lista de títulos do astro francês.
Thierry Henry — 50 gols
O terceiro grande nome do futebol francês a aparecer nesta lista, Thierry Henry colecionou 50 gols ao longo da sua trajetória na Champions League.
Henry se destacou principalmente no Arsenal, onde foi a principal estrela. Embora não tenha conquistado a Champions com o clube inglês, ele chegou à final em 2006. Ele finalmente levantou a taça em 2009 com o Barcelona, provando sua longevidade e adaptabilidade.
Alfredo Di Stéfano — 49 gols
Com 49 gols, Alfredo Di Stéfano é o representante de uma era mais antiga do futebol, mas dono de um legado atemporal. Di Stéfano foi o principal protagonista das cinco primeiras conquistas do Real Madrid na Champions League (então chamada de Copa dos Campeões da Europa), entre 1956 e 1960.
Os gols que colocam Di Stéfano até hoje entre os maiores goleadores da Champions League pavimentaram o caminho para a hegemonia do Real Madrid no futebol europeu.