ABASTECIMENTO

Piracicaba quer reduzir à metade perdas de água em dez anos

Por Da Redação |
| Tempo de leitura: 2 min

O Semae (Serviço Municipal de Água e Esgoto) desenvolve um plano para reduzir as  perdas de água em Piracicaba. Hoje, o índice chega a 54%, ou seja, mais da metade da água tratada não chega ao consumidor final, seja por vazamentos, falhas de medição ou ligações irregulares. O objetivo é ambicioso: reduzir esse percentual para 25% no prazo de até dez anos.

Para atingir essa meta, o Semae abriu um edital para contratar empresa especializada na revisão do Plano Diretor de Combate às Perdas no Sistema de Abastecimento Público. O investimento previsto é de R$ 859,7 mil financiado com recursos do Comitê PCJ e do Fehidro, com contrapartida da autarquia municipal. A sessão de abertura das propostas será no dia 29 de setembro, às 9h.

A última atualização do plano foi feita em 2014, há 11 anos. Desde então, o município cresceu, novas demandas surgiram e a necessidade de modernizar a rede de abastecimento tornou-se mais urgente. “O controle das perdas é fundamental para o planejamento financeiro do Semae, pois afeta diretamente as receitas e despesas”, disse o presidente da autarquia, Ronald Pereira.

O novo plano prevê uma série de medidas estratégicas: modernização da setorização da rede, implantação ou melhoria da macromedição, gerenciamento de pressão, pesquisas sistemáticas de vazamentos, diagnóstico preciso dos hidrômetros e tubulações, além de levantamento das perdas financeiras.

Também será feita a avaliação das condições das unidades operacionais, como ETAs (Estações de Tratamento de Água), ETLs (Estações de Tratamento de Lodo) e estações elevatórias.

“A administração do prefeito Helinho Zanatta já vem implementando obras para melhorar a setorização e reduzir perdas. Com a contratação deste plano estratégico, o Semae poderá intensificar essas ações com investimentos mais robustos e planejados para garantir eficiência no abastecimento à população”, concluiu Ronald Pereira.

LODO

Outra licitação aberta pelo Semae é para formação de uma Ata de Registro de Preços para contratação de empresa para prestação de serviços de coleta, transporte e destinação final de lodo seco gerado nas Estações de Tratamento de Lodo  das Estações de Tratamento de Água (ETAs) Capim Fino, Luiz de Queiroz e Anhumas, incluindo o monitoramento e gerenciamento online dos serviços prestados. A estimativa da contratação é de R$ 6 milhões. A previsão é para remoção de cerca de 4,5mil toneladas de lodo por ano.

Comentários

Comentários