PARABÉNS

Dia dos Pais: ‘É uma experiência única; um amor sem comparação’

Por Erivan Monteiro | erivan.monteiro@jpjornal.com.br
| Tempo de leitura: 5 min
Fotos: Divulgação
Marcelo com a primogênita Ana e o caçula Mathias: ‘ser pai é uma experiência única’
Marcelo com a primogênita Ana e o caçula Mathias: ‘ser pai é uma experiência única’

O microempresário piracicabano Marcelo Luís de Oliveira, de 55 anos, teve o privilégio de ser pai pela segunda vez há dois meses, quando o pequeno Mathias Alves de Oliveira veio ao mundo. Já o barbeiro Lucas Andrade Paes, de 31 anos, está curtindo, há cinco meses, sua primogênita Melissa Albuquerque Paes.

Assim como os dois, milhares de papais de nossa cidade e de toda RMP (Região Metropolitana de Piracicaba) ganharão, neste domingo (10), Dia dos Pais, as merecidas homenagens. A data também faz a festa dos lojistas e donos de restaurantes, já que a maioria dos filhos não deixa passar a data em branco e faz questão que presentear o seu “velho”.

A relação do pai com filho vai muito além de pagar às contas e de educá-lo para a vida. É um caso de cumplicidade e companheirismo. “É a minha primeira filha. É uma experiência única; um amor sem comparação. Está sendo diferente do que eu imaginava, porém, com toda certeza, muito melhor”, revela Lucas.

Ele conta que tenta aproveitar ao máximo todos os momentos ao lado da filha. “Quando estou em casa, eu dou o meu melhor. Cuido, brinco, damos risadas, ainda mais agora nessa fase que ela só quer brincar! É uma alegria sem fim…”, narra. “Por enquanto, nessa idade, ela está mais agarrada na mamãe, só que não vejo a hora de ela começar a ficar meu grude”, aguarda, ansioso.

Marcelo também está radiante com a vinda do novo herdeiro, que chegou no início de junho deste ano. Apesar de já ter uma filha – a pequena Ana Vitória de Oliveira, atualmente com seis anos -, o microempresário que reside na região do Piracicamirim conta que “ser pai é uma experiência única. É muito prazeroso estar com ele”, declara.

Com muitos anos de caminhada pela frente para criar seus filhos, os dois pais sonham apenas que suas “crias” sejam felizes. “Espero que ela seja uma pessoa boa, de coração bom, que cresça com muito amor e carinho e que tenha um futuro brilhante”, conta Lucas, que mora no bairro do Morumbi. “Minha expectativa é que ele possa crescer nos caminhos de Deus”, complementa Marcelo.

COMO COMEÇOU?
A história que resultou na criação do Dia dos Pais nos Estados Unidos tem origem no desejo de uma filha de homenagear a figura paterna. William Jackson Smart foi um agricultor e veterano de guerra norte-americano que criou seus seis filhos, entre eles um recém-nascido, após o falecimento de sua esposa durante o parto. Em 1909, em Washington, sua filha Sonora Louise Smart Dodd ouviu um sermão para o Dia das Mães e teve a ideia de celebrar o que seria um dia dedicado aos pais.

A filha do ex-combatente não poupou esforços para que a figura paterna também fosse homenageada. Em 1910, Sonora enviou uma petição à Associação Ministerial de Spokane, localizada no Condado de Spokane, em Washington, além de pedir ajuda para uma entidade de jovens cristãos do município. Após as solicitações, o primeiro Dia dos Pais foi comemorado em 19 de junho do mesmo ano, data do aniversário de William Jackson. A rosa foi escolhida como símbolo da homenagem, sendo as vermelhas para os vivos e as brancas em memória dos mortos.

A comemoração norte-americana ganhou proporção com o passar dos anos e, em 1924, o então presidente Calvin Coolidge tornou nacional a ideia de Sonora. Somente em 1966, no entanto, houve a proclamação oficial que determinou o terceiro domingo de junho como o Dia dos Pais (Father's Day) nos Estados Unidos. Já o feriado nacional foi oficializado por Richard Nixon no ano de 1972.

COMÉRCIO
No Brasil, o Dia dos Pais é celebrado sempre no segundo domingo de agosto. A ideia da comemoração surgiu de uma ação do publicitário Sylvio Bhering, em 1953. O objetivo era estimular o comércio no segundo semestre, já que o Dia das Mães movimentava a economia no primeiro semestre e o Natal no fim do ano.

Sylvio Bhering era diretor do jornal O Globo, do Rio de Janeiro, e marcou em seu calendário de comemorações o dia 16 de agosto como o Dia dos Pais. A celebração espalhou-se pelo resto do Brasil até que se decidiu por oficializar o Dia dos Pais no segundo domingo de agosto, assim como acontece no Dia das Mães, comemorado no segundo domingo de maio.

O Dia dos Pais é muito lucrativo no Brasil, assim como outras datas comemorativas. O segundo domingo de agosto é a quarta comemoração mais lucrativa para os lojistas, atrás do Natal, Dia das Mães e Dia dos Namorados.

Segundo projeção realizada pelo Sincomércio Piracicaba e Fecomércio SP, a expectativa de vendas na região de Campinas/Piracicaba é estável: R$ 2,8 milhões a mais em receitas em comparação com agosto de 2024 – que representa 0,1% em relação ao mesmo período do ano passado.

NO MUNDO
Diversos países possuem em seus calendários o Dia dos Pais. As comemorações variam conforme os costumes locais, assim como o significado que se dá à figura paterna.

A Rússia não possui uma data oficial para celebrar o Dia dos Pais. O país conta com a comemoração do Dia do Defensor da Pátria, o qual é comemorado em 23 de fevereiro e volta-se somente para os homens.
Espanha, Itália e Portugal comemoram o Dia dos Pais em 19 de março, Dia de São José. A troca de presentes é muito comum, semelhantemente ao que ocorre no Brasil. Em terras portuguesas, a data é uma das comemorações mais importantes.

A Alemanha também não conta com uma data oficial para a comemoração. A celebração aos pais é feita no dia da ascensão de Jesus, a qual varia conforme o calendário da Páscoa. Pais e filhos costumam passear e fazer piqueniques para comemorar.

Junho possui o maior número de comemorações do Dia dos Pais. Argentina, Peru e Reino Unido contam com celebrações no terceiro domingo do mês. Já no Paraguai, comemora-se uma semana antes. A data também é celebrada no Canadá, no dia 17, e na Grécia, no dia 21.

Na África do Sul, o Dia dos Pais também é comemorado no segundo domingo de agosto. Já a Austrália conta com as celebrações no segundo domingo de setembro.

Lucas com a pequena Melissa

Comentários

Comentários