UM ÓBITO

Demora no atendimento gera tumulto de pacientes no PA Central

Por Redação |
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Divulgação / HSV
Um idoso perdeu a consciência e faleceu depois de passar quatro horas esperando pelo atendimento no local
Um idoso perdeu a consciência e faleceu depois de passar quatro horas esperando pelo atendimento no local

Pacientes que aguardavam atendimento na noite desta quinta (7) no Pronto Atendimento Central, serviço do Hospital São Vicente de Paulo, reclamaram da demora no atendimento, inclusive para pacientes considerados em estado crítico. Imagens divulgadas por familiares do paciente Hélio Gomes, 68 anos, mostra que o atendimento foi demorado mesmo diante da situação do aposentado.

Segundo as primeiras informações, ele buscou por atendimento no serviço municipal de saúde, por dois dias seguidos, já que havia identificado forte infecção e ‘água no pulmão’. Foram quatro horas sentado, sem ser medicado, segundo depoimento feito por um dos familiares ao Jornal de Jundiaí.

Depois de algum tempo e pela insistência da família, ele teria sido medicado e, poucos minutos após, perdeu a consciência. Neste momento, vários médicos e enfermeiros apareceram para o atendimento, mas ele veio a óbito.

Outra senhora teria desmaiado no corredor. Segundo relatos, ela teria câncer e aguardava sentada na sala de espera mesmo após receber morfina.

Em nota, o Hospital São Vicente esclarece que uma paciente sofreu um desmaio ao tentar se levantar para ir ao banheiro. Ela foi prontamente encaminhada à sala de emergência, onde recebeu toda a assistência necessária.

As imagens foram registradas por familiares de outro paciente que também estava em atendimento na sala de emergência e apresentava um quadro de saúde grave. Ele já havia sido medicado e estava sob monitoramento e tratamento apropriados, estando também acompanhado por duas pessoas, permanência autorizada pela equipe assistencial em razão da sensibilidade do caso.

Apesar disso, os familiares já estavam exaltados e, ao testemunharem o desmaio, iniciaram filmagens e geraram tumulto no ambiente. A Guarda Municipal de Jundiaí foi acionada para conter a situação. Tanto as famílias quanto os pacientes envolvidos receberam atendimento completo e o suporte da equipe.

O Hospital São Vicente reforça que esse tipo de conduta compromete a privacidade dos pacientes e dificulta a atuação da equipe de saúde, que necessita de espaço, agilidade e concentração para prestar o atendimento de urgência adequado. A Instituição reafirma seu compromisso de oferecer um atendimento seguro, humanizado, acolhedor e pautado pelo respeito absoluto à dignidade de cada paciente.

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