NOVOS EMPREGOS!

Com presença de Lula GWM inaugura fábrica na região de Piracicaba

Por Will Baldine | Jornal de Piracicaba |
| Tempo de leitura: 1 min
GWM/Divulgação
A fabricante de automóveis GWM dará início às operações de sua primeira unidade industrial no Brasil no dia 15 de agosto
A fabricante de automóveis GWM dará início às operações de sua primeira unidade industrial no Brasil no dia 15 de agosto

A Great Wall Motors (GWM), fabricante de automóveis da China, dará início às operações de sua primeira unidade industrial no Brasil no dia 15 de agosto. Localizada em Iracemápolis, no interior paulista, a fábrica funcionará inicialmente com um turno de produção e aproximadamente 500 trabalhadores. A cerimônia de inauguração contará com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Saiba Mais:

Segundo Ricardo Bastos, responsável pelos assuntos institucionais da empresa, a planta tem capacidade de produção de até 50 mil veículos por ano. No entanto, o volume inicial será de cerca de 30 mil unidades anuais.

Histórico da unidade 

O local onde a fábrica foi instalada já abrigou atividades industriais anteriormente. Pertencia à montadora Mercedes-Benz, que encerrou em 2021 a fabricação de automóveis leves no Brasil. No mesmo ano, a GWM adquiriu o complexo e iniciou os trabalhos de adaptação da estrutura para o novo uso.

  • Clique aqui e receba, gratuitamente, as principais notícias da cidade, no seu WhatsApp, em tempo real. 

As operações começarão com processos de pintura, tratamento de superfície, soldagem e montagem final. A etapa de estamparia ainda não está em funcionamento, embora a planta tenha estrutura para receber esse tipo de atividade futuramente.

Produção inicial e fornecimento de peças 

Os primeiros veículos a serem produzidos na unidade serão o utilitário esportivo Haval H6 e a picape Poer. Neste estágio inicial, as peças estampadas serão importadas da China. A montadora estuda a viabilidade de passar a fabricar essas peças no Brasil ou de contratá-las junto a fornecedores nacionais.

Diferentemente de outras empresas que operam com kits semi-desmontados (sistema CKD), como a BYD na Bahia, a GWM adotará desde o início processos industriais mais amplos na linha de produção.

Comentários

Comentários