ANIVERSÁRIO

Aos 125 anos, JP tem o maior alcance de sua história

Por Da Redação |
| Tempo de leitura: 5 min

Com mais de 1 milhão de visualizações por mês no Portal, o Jornal de Piracicaba celebra 125 anos reafirmando sua relevância histórica e digital.

Fundado em 4 de agosto de 1900, o Jornal de Piracicaba completa nesta segunda-feira (4) 125 anos de história. Uma trajetória marcada pelo compromisso com a informação de qualidade, a valorização da comunidade local e, também, pela consolidação de uma presença digital robusta e em constante crescimento.

Hoje, o JP celebra não só sua longa vida, mas também o melhor momento de audiência de sua história.

"Em 125 anos de existência como jornal escrito nunca tivemos uma quantidade tão grande de leitores e de matéria lidas (e compartilhadas). Há aqui algo mais relevante que não pode ser deixado de lado: a credibilidade. Parece uma palavra antiga, já em desuso. Mas não é. Ao contrário, é justamente a credibilidade que nos diferencia dos demais. É a confiança do leitor (usuário, internauta) que gera a audiência. Não basta disponibilizar a notícia em tempo real, já que quase todos os portais noticiosos o fazem. É necessário que aquilo que foi publicado (hoje dizemos 'postado') tenha uma âncora na verdade. Essa ancoragem é a base de toda a credibilidade. E isso não significa que estamos imunes a erros, mas que es estamos comprometidos com a veracidade da informação", diz Marcelo Batuíra Losso Pedroso, diretor responsável pelo JP.

Na casa do “milhão”

De acordo com dados do Google Analytics, o Portal JP | Sampi registra atualmente uma média de 1,24 milhão de visualizações mensais, número muito acima dos demais portais de Piracicaba e dos maiores jornais da região.

O Diretor de Publicidade e responsável pelo tráfego das mídias digitais do Jornal de Piracicaba, Alex Rodrigues, avalia com otimismo o cenário atual e projeta avanços ainda mais significativos: “Estamos investindo fortemente na ampliação dos nossos canais de distribuição para garantir um crescimento sustentável de usuários. Alcançar a marca do milhão de views não foi obra do acaso — é fruto de estratégia, foco e trabalho contínuo. Aumentar nossa capilaridade e otimizar o tráfego são prioridades. Sabemos exatamente onde queremos chegar, e ainda há um caminho promissor pela frente”, afirma.

Rodrigues destaca que o Portal do JP atingiu recentemente um pico expressivo de audiência, com 1.435.864 visualizações de páginas em um único mês — uma média de 47.862 acessos por dia, ou 1.994 por hora, de forma ininterrupta. No mesmo período, o número de usuários únicos chegou a 457.728, ultrapassando em 4,3% a população estimada de Piracicaba, segundo dados do IBGE (2024).

Ele também faz questão de agradecer ao público que acompanha o JP diariamente: “Essa conquista só é possível graças à confiança e ao engajamento dos nossos leitores, que fazem parte dessa história centenária. A eles, nosso muito obrigado. Seguiremos evoluindo juntos.”

O alcance digital do Jornal de Piracicaba já é 114 vezes maior do que o do jornal impresso. No ranking de audiência online da cidade, o portal é 7 vezes maior que o segundo colocado e 22 vezes maior que o terceiro, de acordo com dados da plataforma Similar Web.

Esses números reforçam um marco importante: o JP nunca foi tão lido quanto agora. O que começou como uma pequena publicação impressa no início do século XX, voltada às notícias locais e políticas, atravessou décadas acompanhando as transformações de Piracicaba — e se transformando junto com ela.

"Hoje, em face a tantas mudanças e incertezas quanto ao futuro, acreditamos que só a confiabilidade depositada pelo leitor servirá de medida para separar o joio do trigo. Somos gratos a cada um dos piracicabanos que depositam em nós essa confiança e, graças a ela, conseguimos crescer, mesmo num cenário de adversidades", conclui Batuíra.

Uma linha do tempo de resistência e transformação

Ao longo de seus 125 anos, o Jornal de Piracicaba cobriu os principais acontecimentos que moldaram a cidade e o país. Esteve presente nas mudanças políticas, no crescimento industrial de Piracicaba, nas lutas por direitos sociais, nas enchentes, nas grandes festas, nas conquistas culturais e esportivas. E, sobretudo, permaneceu como voz ativa da comunidade piracicabana.

Nos anos 1990, passou por uma importante modernização editorial. E ao longo do tempo de existência, o JP se reinventou e se adequou às novas formas de se comunicar.

A partir de 2023, integrou-se ao grupo Sampi, ganhando novo fôlego na era digital e investindo fortemente em novas plataformas, conteúdos audiovisuais e interatividade com os leitores.

Hoje, além das edições impressas, o JP está presente no site, nas redes sociais, em boletins de vídeo e podcast e nas Comunidades do WhatsApp. Tudo isso sem perder sua essência: ser o jornal da cidade, feito para e com os piracicabanos.

Em um cenário em que a imprensa regional enfrenta inúmeros desafios, o Jornal de Piracicaba prova, aos 125 anos, que tradição e inovação não só podem coexistir, como se fortalecem mutuamente. E mostra que estar presente na vida das pessoas, agora também nas telas, é o que garante sua permanência — ontem, hoje e nos anos que virão.

  • Clique aqui e receba, gratuitamente, as principais notícias da cidade, no seu WhatsApp, em tempo real. 

CEO da Rede Sampi fala da importância do JP

“Poucos jornais brasileiros podem se orgulhar de uma trajetória tão longa, sólida e bonita quanto a do Jornal de Piracicaba. O JP atravessou o século XX e adentrou o XXI como testemunha atenta e protagonista de transformações profundas na vida nacional, sem jamais abrir mão do seu compromisso com a verdade, a democracia e o interesse público. São 125 anos de jornalismo responsável, de presença diária na vida de Piracicaba e da região, de defesa permanente da informação como instrumento de cidadania. É uma honra para a Rede Sampi contar com um título dessa envergadura entre os seus afiliados, um dos mais antigos do Brasil em circulação ininterrupta. Em nome de toda a rede Sampi, cumprimento o presidente Marcelo Batuira e todos os profissionais que fazem do JP uma referência indispensável da imprensa brasileira”, disse Corrêa Neves Jr., CEO da Rede Sampi.

Comentários

Comentários