TRANQUILIDADE

Águas de São Pedro: como é viver na cidade mais calma do estado

Por Bruno Mendes/JP |
| Tempo de leitura: 2 min
Foto: Arquivo/JP
A cidade da Região Metropolitana de Piracicaba é a segunda menor do Brasil
A cidade da Região Metropolitana de Piracicaba é a segunda menor do Brasil

Águas de São Pedro, a apenas 185 km da capital paulista, é um município que desafia as convenções. Com uma área de apenas 3,612 km², a cidade é a segunda menor do Brasil e se destaca por suas peculiaridades. Lá, a tranquilidade é tamanha que não existem maternidades, cemitérios, lixões, indústrias, hipermercados e até mesmo zona rural.

VEJA MAIS:


O município, que tem cerca de 2.780 habitantes, não possui maternidade, o que faz com que a maioria dos partos de seus moradores aconteçam em cidades vizinhas, como Piracicaba e São Pedro. Recentemente, a cidade foi notícia após um nascimento no Pronto Socorro, o primeiro em 29 anos. Apesar da raridade, o registro de nascimentos dentro dos limites da cidade não é inédito. Em 2022, um bebê havia nascido em casa.

A ausência de uma maternidade, no entanto, não impede que os pais registrem seus filhos como "água-pedrenses", mesmo que o nascimento tenha ocorrido em outro lugar. Em 2024, 23 bebês foram registrados com essa naturalidade no único cartório da cidade.

A principal razão para a ausência de certos serviços - segundo informação da Prefeituria do município - é a preocupação em não contaminar os lençóis de águas medicinais, que são a principal atração turística da cidade. O lixo é enviado para um aterro sanitário em Rio das Pedras, enquanto os resíduos recicláveis são recolhidos por uma cooperativa de Piracicaba.

O município foi planejado como uma estância hidromineral. A história começou em 1920, quando geólogos, procurando por petróleo, encontraram águas com propriedades termais e medicinais. Octávio Moura Andrade comprou as terras e, inspirado pelo modelo europeu de "cidade jardim", projetou um município focado no turismo de águas. Águas de São Pedro foi oficialmente fundada em 1940 e emancipada de São Pedro em 1948.

O que fazer em Águas de São Pedro

Além do clima de calmaria, embalado por uma música ambiente transmitida por 140 caixas de som, Águas de São Pedro oferece diversas atrações para seus visitantes:

  • Fontanário Municipal: Possibilita a degustação de três tipos de águas termais: Fonte da Juventude, Fonte Gioconda e Fonte Almeida Salles.
  • SPA Thermal Municipal: Oferece banhos de imersão terapêuticos.
  • Passeio de trem: O Trenzinho City Tour e o Apiário são opções de lazer populares.

A cidade, eleita a mais desenvolvida do Brasil pelo índice Firjan, conta com 22 meios de hospedagem e 190 imóveis no Airbnb, capazes de acomodar entre 4 mil e 5 mil pessoas. Sua alta arborização, outro destaque do município, contribui para o clima de tranquilidade.

Comentários

Comentários