A Prefeitura de Piracicaba realizou na quinta-feira (31), audiência pública para discussão do Projeto de Lei Complementar, de autoria do Executivo Municipal, que dispõe sobre a criação de um novo distrito industrial. A reunião aconteceu no plenário da Câmara Municipal de Piracicaba.
O PLC prevê a criação do polo em área rural na Rodovia Hermínio Petrin (SP-308), que liga Piracicaba a Charqueada, em terreno de propriedade do município, com o objetivo de atrair empresas, gerar empregos e promover renda para a população.
A audiência foi coordenada pelo secretário de Habitação e Regularização Fundiária, Alvaro Saviani, e contou com a presença da secretária de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio, Thais Fornicola, e da engenheira da Divisão de Planejamento da Secretaria de Obras, Infraestrutura e Serviços Públicos, Maria Beatriz Silotto Dias de Souza, que apresentou o projeto, explicando as delimitações e especificações da área. “A criação desse distrito significa expandir a nossa indústria, aumenta a geração de emprego e renda. Abrimos o edital para classificação de empresas interessadas em abrir empreendimento ou expandir seus negócios, para este distrito e outros dois. Tivemos mais de 110 empresas inscritas. Isso representa mais de 1.600 empregos e mais de R$ 1 bilhão de faturamento anual”, destacou Thais.
or se tratar de um imóvel localizado em zona rural, será necessário alterar sua classificação para área urbana. Para isso, a área será delimitada e incluída como um novo Núcleo Urbano Isolado (NUI) no Plano Diretor de Desenvolvimento de Piracicaba, passando a ser denominado NUI 15 – Nuinorte II.
“A iniciativa do prefeito em proporcionar novas áreas para a instalação de empresas mostra um compromisso claro com o desenvolvimento econômico da nossa cidade. O trabalho entre as secretarias está muito bem alinhado, o que demonstra planejamento, responsabilidade e visão de futuro. A criação desse novo distrito industrial é um investimento direto na geração de emprego e renda para a população de Piracicaba”, complementou Saviani.
Paulo Lima, conselheiro do Comedic (Conselho Municipal de Expansão e Desenvolvimento Industrial e Comercial) e representante do Sindicato dos Metalúrgicos de Piracicaba, utilizou a tribuna popular para reforçar que o novo distrito vai fomentar a geração de emprego e renda na cidade. “Piracicaba precisa de novas áreas industriais. Outras cidades têm procurado nossas empresas, oferecendo terrenos e incentivos e, por isso, não podemos ficar para trás. Estamos há muito tempo sem instalar um novo polo industrial em Piracicaba e, ao mesmo, tempo, temos necessidade de gerar emprego e renda, porque isso também traz dignidade ao trabalhador e desenvolve a capacidade humana”, disse.
Após a audiência, a minuta do projeto seguirá para apreciação do Conselho da Cidade. Se aprovado, será protocolado para votação na Câmara Municipal.