E VEM MAIS FRIO!

Defesa Civil faz alerta para queda acentuada de temperatura

Por Da Redação |
| Tempo de leitura: 2 min
Frente fria chega ao Estado e derruba a temperatura.
Frente fria chega ao Estado e derruba a temperatura.

A Defesa Civil do Estado de São Paulo emitiu um alerta para a chegada de uma massa de ar polar que deve provocar queda acentuada nas temperaturas em Piracicaba e diversas outras regiões do Estado entre esta terça-feira (29) e sexta-feira (1º de agosto).

As mínimas podem chegar a 7 °C em cidades do interior, inclusive na Região Metropolitana de Piracicaba.

O frio intenso aumenta o risco à saúde da população mais vulnerável, especialmente pessoas em situação de rua, idosos, crianças e indivíduos com doenças crônicas.

Para mitigar os impactos da onda de frio, a Defesa Civil estadual montará um abrigo emergencial na estação Pedro II do Metrô, na capital, que funcionará das 19h às 8h entre os dias 29 de julho e 1º de agosto.

As menores temperaturas previstas, segundo a Defesa Civil, são de 2 °C na Serra da Mantiqueira, com condição para formação de geada. No Vale do Ribeira e na região de Itapeva, os termômetros devem marcar 4 °C, também com possibilidade de geada. Em cidades como São José dos Campos e outras do Vale do Paraíba, a previsão é de 6 °C.

Já em Piracicaba, Campinas, Sorocaba, Região Metropolitana de São Paulo, Bauru, Araraquara, Barretos, Franca, Ribeirão Preto, Presidente Prudente e Marília, as mínimas devem ficar em torno de 7 °C. Em São José do Rio Preto e Araçatuba, a previsão é de 8 °C.

No Litoral Norte, a temperatura deve chegar a 11 °C, e na Baixada Santista, 12 °C.

RISCO DE SINUSITE

Com a chegada da frente fria, cresce também a preocupação com problemas respiratórios, como a sinusite.

A inflamação nos seios da face pode parecer inofensiva, mas pode evoluir para quadros graves. A sinusite, que pode ser causada por vírus, bactérias ou alergias, apresenta sintomas como dor facial intensa, inchaço ao redor dos olhos e confusão mental exigem atenção médica imediata.

Para prevenir crises, recomenda-se manter o nariz higienizado com soro fisiológico, beber bastante água, evitar ambientes poluídos e controlar o uso de descongestionantes nasais, que podem causar dependência e efeitos colaterais se usados por tempo prolongado.

Comentários

Comentários