Campinas registrou chuva nesta sexta-feira (25) pela primeira vez no mês de julho, encerrando um longo período de estiagem e tempo seco. De acordo com o Cepagri da Unicamp, a precipitação de 5,6 mm ocorreu no início da tarde e durou cerca de 20 minutos, com direito a ventania de até 49,6 km/h, céu escuro e queda de temperatura, que depencou para 18ºC. Antes do temporal, a cidade já estava encoberta por nuvens pesadas e registrou ventos fortes, chamando atenção pelo clima incomum às 12h30.
- Clique aqui para fazer parte da comunidade da Sampi Campinas no WhatsApp e receber notícias em primeira mão.
Apesar de rápida, a chuva rompe o que até então era um mês sem registro de precipitações, segundo o Cepagri. A última vez que choveu em Campinas foi no dia 27 de junho, com 3,6 mm.
A precipitação desta sexta foi causada devido à convergência de umidade que o avanço de uma área de baixa pressão proporciona, que favorece a maior cobertura e desenvolvimento de nuvens.

Porém, a expectativa é de que o tempo volte a ficar seco a partir deste sábado. Segundo os meteorologistas, a condição pré-frontal deve provocar calor intenso e baixa umidade do ar no fim de semana. “Os ventos de noroeste transportam ar mais quente e seco, resultando em temperaturas acima da média e umidade relativa em torno ou abaixo dos 30%”, explica o centro de pesquisa. No domingo (27), a máxima pode chegar aos 30°C em Campinas.