TARIFAÇO

Bolsonaro: 'Se Lula me der passaporte, negocio com o Trump'

Por | da Redação
| Tempo de leitura: 1 min
Reprodução/Agência Brasil
'Quem não vai conversar vai pagar um preço alto', declarou Bolsonaro durante coletiva de imprensa.
'Quem não vai conversar vai pagar um preço alto', declarou Bolsonaro durante coletiva de imprensa.

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) afirmou na quinta-feira passada (17) que estaria disposto a negociar pessoalmente com Donald Trump para tentar reverter as tarifas de 50% impostas pelos Estados Unidos a produtos brasileiros, mas condicionou essa atuação a um gesto do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e à devolução de seu passaporte, retido pela Polícia Federal por ordem do STF.

Leia mais: Moraes cobra explicações sobre vídeos e ameaça prender Bolsonaro

"Se o Lula sinalizar para mim, eu sei que não é ele que vai dar o passaporte, eu negocio com o Trump. (...) Quem não vai conversar vai pagar um preço alto", declarou Bolsonaro durante coletiva de imprensa, segundo a CNN Brasil.

A medida anunciada por Trump, com início previsto para 1º de agosto, foi apresentada em uma carta enviada diretamente a Lula. No documento, o republicano atribui as tarifas a uma “relação injusta” entre os países e critica a postura do Supremo Tribunal Federal em relação a Bolsonaro.

O ex-presidente brasileiro disse acreditar que teria êxito em dialogar com Trump: “Trump jogou pesado com a China, não vai jogar com o Brasil? (...) Ele não quer o Brasil cada vez mais próximo da Venezuela”. Bolsonaro acrescentou ainda: “Tudo vai ficar pior” e “acho que teria sucesso em ter uma audiência com Trump”.

Ele também apontou riscos de isolamento econômico para o Brasil. “O Brasil está ficando isolado, economicamente vamos ficar nós e a China. Por quatro, ou cinco vezes ele [Trump] citou o meu nome, ele quer restabelecer a democracia”.

Lula, por sua vez, respondeu à carta de Trump chamando-a de “total falta de respeito”.

*Com informações da CNN

Comentários

2 Comentários

  • Jesuino Salgado 22/07/2025
    E se o Ministro Moraes der cana pro golpista eu negocio a libertação dele, eu sempre quis ser advogado mesmo, então ele esperar eu passar no vestibular, me formar em Direito e prestar exame da OAB, enquanto isso ele espera um pouquinho, né?.
  • ADRIANO A S ANDRADE 22/07/2025
    A farsa deste criminoso é inacreditável. Este bandido Bolsonaro tenta mostrar que tem alguma importância e enganar os trouxas que pensam como ele. Na realidade o maluco presidente do Estados Unidos, amigo de um pedófilo Epstein, quer abocanhar nossas riquezas e apenas usa de pretexto o Bolsonaro para prejudicar o governo democrático que aí está em favorecer a extrema direita entreguista representado por Bolsonaro, Zema e Tarcísio. Ponto fina.