O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) afirmou na quinta-feira passada (17) que estaria disposto a negociar pessoalmente com Donald Trump para tentar reverter as tarifas de 50% impostas pelos Estados Unidos a produtos brasileiros, mas condicionou essa atuação a um gesto do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e à devolução de seu passaporte, retido pela Polícia Federal por ordem do STF.
Leia mais: Moraes cobra explicações sobre vídeos e ameaça prender Bolsonaro
"Se o Lula sinalizar para mim, eu sei que não é ele que vai dar o passaporte, eu negocio com o Trump. (...) Quem não vai conversar vai pagar um preço alto", declarou Bolsonaro durante coletiva de imprensa, segundo a CNN Brasil.
A medida anunciada por Trump, com início previsto para 1º de agosto, foi apresentada em uma carta enviada diretamente a Lula. No documento, o republicano atribui as tarifas a uma “relação injusta” entre os países e critica a postura do Supremo Tribunal Federal em relação a Bolsonaro.
O ex-presidente brasileiro disse acreditar que teria êxito em dialogar com Trump: “Trump jogou pesado com a China, não vai jogar com o Brasil? (...) Ele não quer o Brasil cada vez mais próximo da Venezuela”. Bolsonaro acrescentou ainda: “Tudo vai ficar pior” e “acho que teria sucesso em ter uma audiência com Trump”.
Ele também apontou riscos de isolamento econômico para o Brasil. “O Brasil está ficando isolado, economicamente vamos ficar nós e a China. Por quatro, ou cinco vezes ele [Trump] citou o meu nome, ele quer restabelecer a democracia”.
Lula, por sua vez, respondeu à carta de Trump chamando-a de “total falta de respeito”.
*Com informações da CNN
Comentários
2 Comentários
-
Jesuino Salgado 22/07/2025E se o Ministro Moraes der cana pro golpista eu negocio a libertação dele, eu sempre quis ser advogado mesmo, então ele esperar eu passar no vestibular, me formar em Direito e prestar exame da OAB, enquanto isso ele espera um pouquinho, né?. -
ADRIANO A S ANDRADE 22/07/2025A farsa deste criminoso é inacreditável. Este bandido Bolsonaro tenta mostrar que tem alguma importância e enganar os trouxas que pensam como ele. Na realidade o maluco presidente do Estados Unidos, amigo de um pedófilo Epstein, quer abocanhar nossas riquezas e apenas usa de pretexto o Bolsonaro para prejudicar o governo democrático que aí está em favorecer a extrema direita entreguista representado por Bolsonaro, Zema e Tarcísio. Ponto fina.