SÉRGIO PACHECO JR.

‘Entregaremos resultados muito positivos para a população’ 

Por Da Redação | redacao@jpjornal.com.br
| Tempo de leitura: 5 min
Will Baldine/JP
Sérgio Pacheco Jr. é o atual secretário de Saúde de Piracicaba
Sérgio Pacheco Jr. é o atual secretário de Saúde de Piracicaba

Sérgio Pacheco nasceu em 26 de junho de 1977, na cidade de Sorocaba-SP. É filho de Sérgio José Dias Pacheco, médico cardiologista e ex-vice-prefeito de Piracicaba por dois mandatos, e de Sílvia de Barros Nóbrega Dias Pacheco. É casado com a pedagoga Raquel Maria Pereira desde 2009 e é pai de quatro filhos: Henrique, Rafael e os gêmeos Mateus e Gabriel.

É formado em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas – Centro de Ciências da Vida da Pontifícia Universidade Católica de Campinas (FCM/CCV/PUCCAMP), com especialização em Cardiologia Clínica. Possui título de especialista em Terapia Intensiva pela Associação de Medicina Intensiva Brasileira (AMIB) e em Medicina do Tráfego pela Associação Brasileira de Medicina do Tráfego (ABRAMET).

Ao longo de sua trajetória profissional, Sérgio Pacheco atuou em dezenas de estabelecimentos de saúde. Entre abril de 2020 e maio de 2021, coordenou as Unidades de Terapia Intensiva Covid da Santa Casa de Piracicaba.

Também atuou como médico na UTI Geral Adulta da Santa Casa de Misericórdia de Piracicaba; no setor de Ergometria da Medicina Nuclear Diagnóstica; como plantonista na Unidade do Coração do Hospital Unimed Piracicaba; e como diarista da UTI 1 do Hospital Santa Isabel da Santa Casa de Piracicaba.

Foi ainda preceptor do Programa de Residência Médica MEC–SUS da Prefeitura Municipal de Piracicaba, na especialidade de Cardiologia; preceptor do Programa de Residência Médica MEC da Faculdade de Medicina de Piracicaba da Universidade Anhembi Morumbi, na área de Clínica Médica/UTI Adulto; e diretor técnico da Santa Casa de São Pedro.

Em sua primeira candidatura, foi eleito vice-prefeito de Piracicaba em 2024 e, desde janeiro deste ano, assumiu a Secretaria Municipal de Saúde, uma das principais pastas da cidade. A seguir, veja a entrevista que ele concedeu à coluna Persona, do Jornal de Piracicaba.

Como tem sido sua missão como secretário de Saúde e vice-prefeito? Sabíamos que o desafio seria grande, mas a realidade é ainda mais complexa, especialmente na área da saúde, da qual estou à frente diariamente. Como vice-prefeito, também tenho uma visão do todo, e sei que o prefeito Helinho tem se dedicado quase 24 horas por dia em busca de soluções. O mesmo ocorre na Secretaria de Saúde: é uma rede ampla, com muitos desafios a serem vencidos. Ainda assim, tem sido uma missão gratificante, pois sabemos aonde queremos chegar e que, ao final, entregaremos resultados muito positivos para a nossa população, que é o nosso foco.

Como tem sido esse trabalho? Junto com toda a nossa equipe, estamos reestruturando toda a rede — desde a parte física até recursos humanos e insumos. Nosso objetivo é melhorar a saúde para todos os piracicabanos, e temos trabalhado nessa direção. Essa também é a diretriz do nosso prefeito, Helinho Zanatta, e faz parte do nosso programa de governo, aprovado pela maioria da população. Sabemos que mudanças muitas vezes causam desconforto, mas, com o tempo, os resultados falarão por si. Estamos fazendo diversos ajustes para melhorar o sistema. É um trabalho que, muitas vezes, leva tempo para surtir efeito, mas o mais importante é que estamos fazendo o que precisa ser feito. Em breve, já veremos uma saúde melhor na cidade.

Recentemente, a Prefeitura informou que zerou a fila por exames de mamografia e endoscopia. Quais são hoje as especialidades com maior fila de espera para exames e como a Secretaria pretende reduzir esse tempo de atendimento? Essa é uma de nossas metas. Temos trabalhado intensamente para reduzir as filas de especialidades no município. Já conseguimos zerar as filas para mamografia e endoscopia e reduzir significativamente outras, como cirurgia vascular, ultrassonografia, endocrinologia, atendimento a úlceras e feridas, síndrome metabólica, entre outras. Atualmente, as especialidades com maior fila são ortopedia, dermatologia, oftalmologia, cardiologia e otorrinolaringologia. Também estamos atuando fortemente para zerar essas filas.

Sobre o atendimento com médicos especialistas: como a Prefeitura tem atuado para agilizar esse tipo de consulta? Quais as especialidades com maior demanda? Estamos adotando a mesma estratégia para as consultas com especialistas. Temos realizado diversos mutirões com o objetivo de primeiro zerar as filas e, depois, atender de forma contínua as demandas rotineiras da rede — seja por meio de nossos próprios servidores ou por parcerias. Para isso, aumentamos significativamente o número de atendimentos e continuamos trabalhando com esse foco.

A Prefeitura precisou interditar as USFs Paineiras e IAA por problemas estruturais. Já estão definidos os locais onde essas unidades serão reinstaladas? Como mencionei anteriormente, enfrentamos diversos problemas estruturais, inclusive nos prédios das unidades, o que nos levou à decisão de interditar as USFs Paineiras e IAA. São problemas antigos, e as condições em que essas unidades operavam colocavam em risco tanto a população quanto os servidores. Fizemos o redirecionamento das equipes para que não houvesse prejuízo no atendimento, e estamos buscando imóveis adequados. No caso da USF IAA, ainda estamos à procura de um local que atenda às exigências. Já para a USF Paineiras, a equipe da Atenção Básica encontrou um imóvel apropriado, que permitirá, inclusive, a ampliação da estrutura, e o processo de locação está em andamento. Estamos empenhados na captação de recursos para garantir melhorias nas Unidades de Saúde da Família e também nas Unidades Básicas de Saúde — tanto estruturais quanto operacionais — para melhor atender nossos pacientes. Nossa gestão já investe e vai investir muito na saúde e na descentralização do atendimento.

Atualmente, quantas unidades de saúde do município estão em reforma? Essa é uma de nossas prioridades neste ano. Estamos melhorando a estrutura das unidades para oferecer mais conforto e qualidade ao munícipe. Já reformamos e entregamos as seguintes unidades: USF Algodoal, USF Eldorado 2, USF Santa Fé, UBS Planalto, USF Artemis, UBS Cecap, USF Tupi e USF Monte Líbano. Atualmente, temos oito unidades em reforma: USF Mário Dedini 2, USF Kobayat Líbano, USF Cecap, Farmácia Cecap (que será entregue na próxima semana), USF Jaraguá, UBS Piracicamirim, USF Serra Verde e USF São José. Além disso, estamos promovendo melhorias com equipe própria na Clínica dos Olhos e no Centro de Especialidades Médicas (o Postão).

Comentários

Comentários