A Copa América feminina, principal competição sul-americana que este ano acontece no Equador, começa nesta sexta-feira (11) com abertura às 21h, quando as donas da casa enfrentam o Uruguai. O Brasil, maior vencedor do torneio com 8 títulos, estreia no domingo (13) contra a Venezuela, também às 21h. A grande final está marcada para o dia 2 de agosto, e os jogos serão transmitidos na TV Brasil e SporTV.
VEJA MAIS:
- Marta diz que Copa no Brasil será marco para o futebol feminino
- Lesão tira Ana Cristina do restante da etapa da Liga das Nações
- Egert explica volta de Matheus Carvalho no XV e cita rodízio
Com 10 seleções divididas em 2 grupos – o Brasil está no Grupo B junto com Bolívia, Colômbia, Paraguai e Venezuela – a competição inicia com confrontos únicos entre as equipes, e as duas melhores de cada grupo avançam para as semifinais, marcadas para os dias 28 e 29 de julho. Já as que ficarem em terceiro se enfrentam para disputar o 5º lugar da competição, com jogo marcado também no dia 28/07. A disputa para o 3º lugar acontece em 1º de agosto, enquanto a grande final será realizada no dia seguinte.
Hegemonia brasileira
O Brasil venceu 8 das 9 edições da competição – 1991, 1995, 1998, 2003, 2010, 2014, 2018 e 2022 – perdendo apenas em 2006 para a Argentina. A edição desse ano marca o retorno da rainha Marta, de 39 anos, que ficou de fora da convocação de 2022 por causa de uma lesão. Com participações esporádicas durante a liderança de Arthur Elias, a camisa 10 do Brasil afirma que enquanto estiver bem para jogar, estará a disposição do treinador.
Enquanto Marta e outras jogadoras convocadas acumulam anos de experiência, há novas promessas prontas para mostrar serviço. É o caso de Johnson, jogadora do Corinthians de apenas 19 anos, que fez sua estreia com a amarelinha recentemente em um amistoso contra o Japão, quando marcou o gol da virada brasileira. Com uma campanha sólida, marcada principalmente pela medalha de prata nas olimpiadas de Paris 2024, a equipe de Arthur Elias busca o seu 9º troféu na competição.
Lista de jogadoras convocadas
Goleiras
Lorena (KC Current)
Cláudia (Fluminense)
Camila (Cruzeiro)
Zagueiras
Tarciane (Lyon)
Antônia (Real Madrid)
Isa Haas (Cruzeiro)
Kaká (São Paulo)
Mariza (Corinthians)
Laterais
Fê Palermo (Palmeiras)
Yasmim (Real Madrid)
Fátima Dutra (Ferroviária)
Meio-campistas
Duda Sampaio (Corinthians)
Angelina (Orlando Pride)
Ana Vitória (Atlético de Madrid)
Ary Borges (Racing Louisville FC)
Atacantes
Kerolin (Manchester City)
Gio (Atlético de Madrid)
Luany (Atlético de Madrid)
Dudinha (São Paulo)
Marta (Orlando Pride)
Amanda Gutierres (Palmeiras)
Gabi Portilho (Gotham)
Jhonson (Corinthians)