
Jovens nadadores revelados pelo Sesi Piracicaba, que integram a equipe do Sesi-SP sob a orientação da treinadora Graziela Moura, conquistaram resultados expressivos no Campeonato Paulista Petiz de Inverno de Natação. O evento ocorreu em Americana, entre os dias 27 e 29 de junho.
- Sub-12 de Piracicaba decide Copa Metropolitana neste sábado (5)
- XV encerra preparação e define titulares contra Primavera
- Piracicabano conquista título no Campeonato Paulista de Atletismo
O grande destaque foi o piracicabano Davi Lucas Bezerra, de 12 anos. Ele se consagrou campeão paulista de inverno na prova dos 100m borboleta, categoria Petiz 2. Com o impressionante tempo de 1min07s01, Davi não apenas garantiu o ouro, mas também estabeleceu a melhor marca do Brasil em 2025 para a prova. Além de sua vitória individual, o jovem atleta contribuiu para mais um título ao conquistar o ouro no revezamento 4x50m medley pelo Sesi-SP.
Outros atletas do Sesi Piracicaba também se destacaram com medalhas: Laís Gomes da Silva garantiu a prata no revezamento 4x50m livre feminino, e Rafael Giovanni de Oliveira subiu ao pódio com o ouro no revezamento 4x50m livre masculino.
Na classificação geral do campeonato, o Sesi-SP confirmou sua hegemonia ao se tornar heptacampeão estadual. A equipe conquistou o título nas categorias Petiz 1 feminino, Petiz 1 masculino e Petiz 2 masculino, além de assegurar o vice-campeonato no Petiz 2 feminino.
Vale lembrar que a categoria Petiz, na natação, se refere a atletas com idades entre 11 e 12 anos.
Rotina de treinamentos
Graziela Moura, treinadora de Davi – carinhosamente apelidado de DG –, destacou a performance do jovem na competição e explicou a rotina de treinos do campeão sub-12. "Eles treinam de segunda a sábado, em torno de uma hora e meia, duas horas por dia, dependendo do dia. Então, é uma dedicação já bem direcionada para ter esse envolvimento. O atleta tem que estar muito focado, apesar da pouca idade. Para esse Paulista, a gente já estava muito esperançosa de uma medalha de primeiro lugar, porque é um trabalho feito com muita seriedade, muita dedicação, desde o início do ano", afirmou a técnica.
Graziela ainda ressaltou a personalidade do jovem nadador: "O DG é um atleta muito divertido, ele é muito descontraído, é um garoto leve, ele dá muita risada das coisas erradas que ele fala. É uma peça muito fundamental para manter a união do grupo. É um menino que sabe muito bem a meta, que sabe onde quer chegar, e é claro, é uma criança... É muito inteligente, muito perspicaz e ele é um bom aluno na escola, né? Eu tenho muito essa preocupação, eu sempre estou de olho na rotina deles na escola, notas, comportamento. Então, ele é um menino que é um bom aluno".
Próximos Desafios
A próxima prova será o Campeonato Paulista Petiz, agendado para os dias 21 a 23 de novembro. Após a recente medalha de ouro e o recorde deste ano, a expectativa é alta para a conquista mais medalhas.