
Moradores de Piracicaba procuraram o Jornal de Piracicaba para relatar dificuldades enfrentadas diariamente na Farmácia de Alto Custo da cidade. Segundo os relatos, o local tem registrado alta demanda, com tempo médio de espera de aproximadamente três horas.
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A reportagem do JP esteve no local nesta semana. Uma moradora, que aguardava atendimento, informou que estava na fila havia duas horas para retirar seu medicamento. A situação tem se repetido desde que a unidade passou a concentrar, em um único ponto, o atendimento de diversos municípios da região.
O JP procurou a Prefeitura de Piracicaba, que informou que a Farmácia de Alto Custo não é administrada pelo município. Segundo a Prefeitura, o serviço é vinculado ao Governo do Estado de São Paulo. Já o Estado informou que apenas fornece os medicamentos e que o atendimento ao público é feito pelo município. Se há demora neste atendimento, quem responde é a Secretaria Municipal de Saúde, diz a assessoria do Estado.
Os usuários relataram que, com a mudança na forma de atendimento e a centralização de cidades vizinhas, o fluxo de pessoas aumentou consideravelmente. A espera prolongada tem afetado, principalmente, pessoas com mobilidade reduzida e com doenças crônicas que dependem da medicação fornecida regularmente pelo serviço.