EM PIRACICABA

MISP terá exibição histórica sobre a Festa do Divino; saiba mais

Por Bruno Mendes/JP |
| Tempo de leitura: 2 min
Foto: Reprodução/Redes Sociais
O Museu da Imagem e do Som de Piracicaba (MISP) será palco de um resgate histórico da Festa do Divino Espírito Santo, com um vídeo de 1979
O Museu da Imagem e do Som de Piracicaba (MISP) será palco de um resgate histórico da Festa do Divino Espírito Santo, com um vídeo de 1979

O Museu da Imagem e do Som de Piracicaba (MISP), em parceria com o Instituto Histórico e Geográfico de Piracicaba (IHGP), exibirá um vídeo caseiro inédito de 1979, que documenta a Festa do Divino Espírito Santo em sua edição daquele ano. O evento será no dia 4 de julho, uma sexta-feira, às 19h.

VEJA MAIS:

O vídeo, uma cópia produzida por Orlando Louvadini – defensor da festividade histórica da cidade e participante daquele ano – foi doado ao IHGP pelo repórter fotográfico Davi Negri.

Uma janela para o passado da Festa do Divino

Edson Rontani Júnior, presidente do IHGP, explica que a produção de 1979 segue os padrões da época do celuloide, sem sonorização, mas com grande criatividade. O trabalho original foi assinado por Antonio Celso e Eduardo Canto, com Mário Medeiros como cinegrafista, e contou com o apoio da Cootur – Coordenadoria de Turismo.

A Festa do Divino Espírito Santo, que no primeiro domingo de julho, celebra sua 199ª edição e se prepara para o bicentenário em 2026, terá sua história revisitada na noite do evento. Após a exibição do vídeo de 20 minutos, Edson Rontani Júnior fará uma interpretação do conteúdo. Em seguida, a professora Marly Therezinha Germano Perecin contextualizará a audiência sobre a história da Festa do Divino, uma rica tradição de origem portuguesa.

A entrada é franca e a apresentação é gratuita, oferecendo uma oportunidade única para a comunidade piracicabana reviver e compreender um pedaço importante de sua cultura e memória.

Data da 199ª edição

 A cidade de Piracicaba se prepara para celebrar a 199ª edição da tradicional Festa do Divino Espírito Santo, que acontecerá de 6 a 13 de julho. Considerada a mais expressiva manifestação religiosa e popular da região, a festividade, que teve início em 1826, atrai milhares de pessoas anualmente. Em dezembro de 2016, a festa foi oficialmente instituída como patrimônio cultural imaterial de Piracicaba.

A programação da edição de 2025 será dividida em etapas, começando com a parte religiosa no domingo, 6 de julho, com o simbólico ritual da derrubada dos barcos no rio Piracicaba. Em seguida, o tríduo marcará o início da semana.

Já a parte festiva da celebração terá início em 10 de julho e se estenderá até o dia 13, animando o Largo dos Pescadores e a Avenida Beira Rio.

A Festa do Divino Espírito Santo de Piracicaba é conhecida por seus expressivos rituais que perpetuam a tradição, como a Folia, o Pouso, o Leilão de Prendas, o Encontro das Bandeiras, a Procissão, a Missa e as tradicionais Rodas de Cururu e Violeiros.

O evento é organizado pela Irmandade do Divino Espírito Santo e conta com o apoio da Prefeitura de Piracicaba, reforçando o compromisso com a preservação dessa importante herança cultural e religiosa.

Comentários

Comentários