
O Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP) aceitou o recurso da Prefeitura de Amparo e derrubou as restrições impostas pela Justiça local para a realização de eventos na Praça Pádua Salles. A decisão reverteu a liminar de 26 de maio que limitava o som a 55 decibéis e exigia o encerramento das atividades até as 22h.
- Clique aqui para fazer parte da comunidade da Sampi Campinas no WhatsApp e receber notícias em primeira mão.
Na avaliação do desembargador Ramon Mateo Júnior, não houve comprovação técnica suficiente de excesso de ruído e, diante das particularidades do caso, prevalecem os princípios da razoabilidade e proporcionalidade. “O direito ao sossego é fundamental. Devem ser ponderados com outros valores relevantes à sociedade, como o fomento à cultura, a geração de empregos e o aquecimento da economia local”, escreveu o magistrado.
Apesar da vitória jurídica, a Prefeitura decidiu manter o Festival de Inverno 2025 no Largo do Mercadão, entre a Rodoviária Salim Oazi e o Mercado Municipal, conforme já havia anunciado. A edição deste ano ocorre de 9 a 27 de julho. “A edição de 2025 está garantida e em local que permite sua realização com estrutura adequada e segurança jurídica”, afirmou o prefeito Carlos Alberto Martins.
No novo espaço, estão previstos quatro palcos, além de áreas dedicadas à gastronomia, artesanato, produtos agro, espaço infantil e ações de acessibilidade, incluindo tradução em Libras nos shows principais.
O Festival de Inverno é um dos principais eventos culturais de Amparo, integra o calendário oficial do Estado de São Paulo e do Ministério do Turismo, e deve gerar mais de 500 empregos diretos e movimentar cerca de R$ 60 milhões na economia local.
Ainda nesta semana, o prefeito sancionou a Lei Municipal nº 4.504, aprovada pela Câmara na segunda-feira (17), que define critérios e diretrizes sobre emissões de sons, ruídos e vibrações no município, dando respaldo legal a futuras decisões sobre eventos públicos.
Mesmo com a permanência do festival no novo local, a Praça Pádua Salles será utilizada nesta quarta-feira (19) para a celebração da missa de Corpus Christi, marcada para as 16h.