SEGURANÇA REGIONAL

Central Metropolitana faz 1ª operação conjunta na RMC

Por Flávio Paradella | Especial para a Sampi Campinas
| Tempo de leitura: 2 min
Divulgação/PMC
Guardas Municipais das 20 cidades da RMC participam de ação contra receptação de fios e cabos.
Guardas Municipais das 20 cidades da RMC participam de ação contra receptação de fios e cabos.

Centro de Inteligência Metropolitano (CIM), recém-criado para integrar ações de segurança na Região Metropolitana de Campinas (RMC), deflagrou nesta quarta-feira (21) sua primeira operação integrada. A ação tem como foco o combate à receptação de fios e cabos furtados, com fiscalizações simultâneas em ferros-velhos e comércios de materiais recicláveis.

  • Clique aqui para fazer parte da comunidade da Sampi Campinas no WhatsApp e receber notícias em primeira mão.

A força-tarefa mobilizou as Guardas Municipais das 20 cidades da RMC, que atuam de maneira coordenada para coibir o comércio ilegal de metais — prática criminosa que afeta diretamente os serviços de iluminação pública, telecomunicações e mobilidade urbana.

A operação desta quarta foi planejada pelos setores de inteligência das cidades participantes, que mapearam previamente os estabelecimentos com indícios de irregularidades. Nos locais fiscalizados, materiais suspeitos de origem ilícita estão sendo apreendidos, e os envolvidos encaminhados às delegacias das respectivas cidades.

O balanço oficial da operação será divulgado ainda nesta tarde pelas autoridades da CIM.

Estrutura regional de inteligência


Operação do CIM em Americana (Crédito: Divulgação)

O CIM foi inaugurado em 12 de maio e é presidido pelo prefeito de Campinas, Dário Saadi, que também preside o Conselho de Desenvolvimento da RMC. A coordenação do centro está sob responsabilidade de Vinhedo, com Paulínia na vice-coordenação e Campinas, Santo Antônio de Posse e Itatiba compondo a secretaria executiva.

A criação do centro representa um avanço estratégico na cooperação entre os municípios, viabilizando o compartilhamento de dados, planejamento conjunto e execução integrada de ações contra o crime.

Municípios participantes: Americana, Artur Nogueira, Campinas, Cosmópolis, Engenheiro Coelho, Holambra, Hortolândia, Indaiatuba, Itatiba, Jaguariúna, Monte Mor, Morungaba, Nova Odessa, Paulínia, Pedreira, Santa Bárbara d’Oeste, Santo Antônio de Posse, Sumaré, Valinhos e Vinhedo.

Colaboração da população

A população pode contribuir com a repressão aos crimes de furto e receptação de cabos e fios. Denúncias anônimas podem ser feitas diretamente às Guardas Municipais ou pelo telefone 153.

Comentários

Comentários