Empreender sempre foi um dos pilares que sustentam o desenvolvimento do Brasil, especialmente aqui no estado de São Paulo. Quem mora em Piracicaba percebe, todos os dias, o esforço imenso dos nossos micros, pequenos e médios empresários, gente que acorda cedo, trabalha duro e investe em seus sonhos, mesmo diante dos inúmeros desafios impostos pelo poder público.
Como piracicabano cresci ouvindo histórias de superação de comerciantes, prestadores de serviços, produtores rurais que ajudaram a tornar Piracicaba referência de prosperidade. No entanto, não me canso de ouvir dos mesmos empreendedores, hoje, o quanto a burocracia, a insegurança jurídica e o excesso de regulação dificultam a vida de quem quer gerar emprego e renda para nossa população.
É inadmissível que, em pleno século XXI, o Estado continue sendo um grande obstáculo para o empreendedorismo. Não é raro ver empresas demorarem meses, até anos, para obterem um simples alvará de funcionamento, seja para abrir uma pequena padaria, um salão de beleza ou uma oficina na cidade. Essa realidade desestimula quem quer crescer honestamente e faz o nosso povo desistir dos seus próprios sonhos.
Como deputado estadual, sempre coloquei a liberdade econômica no centro do meu mandato. Defendo a redução de impostos, a simplificação tributária, a digitalização de processos e a desburocratização de todos os procedimentos que atravancam a abertura e funcionamento dos pequenos negócios. Lutar pelo pequeno empreendedor é lutar por um Brasil livre, justo e competitivo, onde o mérito de quem trabalha, se arrisca e emprega seja reconhecido e valorizado.
É preciso lembrar que são os pequenos negócios que mais geram empregos. De acordo com o Sebrae, mais de 70% dos novos postos de trabalho vêm das micro e pequenas empresas. Quando o governo facilita a vida de quem empreende, toda a sociedade ganha: há mais oportunidades, melhores salários e maior poder de consumo para todos e a economia gira.
Tenho orgulho de ser, neste ano, um dos padrinhos da Expo Empreendedor, o evento de negócios que mais cresce no Brasil. A Expo reúne empreendedores, investidores e empresários de diferentes setores que buscam abrir ou expandir seus negócios, promovendo experiências transformadoras, networking presencial e conexões entre compradores, parceiros e fornecedores.
Para fortalecer ainda mais a realização desse evento falei sobre essa pauta e a exposição com o Secretário de Desenvolvimento Econômico, buscando colaboração direta para a estrutura, divulgação e incremento de políticas de apoio ao ecossistema empreendedor regional. Acredito que iniciativas como essa são essenciais para criar um ambiente positivo, de cooperação e crescimento mútuo entre o setor público e privado, ajudando a derrubar barreiras históricas que sempre dificultaram o progresso do empreendedor brasileiro.
Meu mandato está permanentemente aberto para ouvir as demandas e reivindicações de quem empreende. Organizo e participo de audiências públicas, intermediei reuniões entre empresários e o poder público, além de acompanhar de perto as necessidades do setor produtivo. Sempre busco alternativas concretas para simplificar a vida de quem gera emprego e renda, apoiando projetos, políticas e eventos que promovam o empreendedorismo e estimulem a economia regional.
Defender a liberdade econômica é, na prática, defender o direito de cada cidadão a buscar prosperidade pelo próprio esforço. É garantir dignidade, oportunidades reais de crescimento e fortalecer os valores do trabalho, da responsabilidade e do mérito. Nosso papel, como representante da sociedade, é abrir caminhos e não criar obstáculos.
Alex Madureira é deputado estadual e representa a região de Piracicaba na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp).