
O Corinthians oficializou nesta sexta-feira (25) a contratação de Dorival Júnior como novo técnico da equipe. O contrato assinado vai até dezembro de 2026, data que coincide com o término do mandato do atual presidente, Augusto Melo.
O anúncio foi feito no mesmo dia em que o treinador completa 63 anos. Ele foi o primeiro nome procurado pela diretoria, mas só voltou a ser considerado após a interrupção das negociações com Tite.
Saiba Mais:
Tite era esperado na última terça-feira (21) em São Paulo para assinar contrato e iniciar os trabalhos no clube. No entanto, segundo informações da ESPN, o técnico teve uma crise de ansiedade durante a madrugada. Após conversar com familiares, decidiu fazer uma pausa na carreira, encerrando as tratativas com o Corinthians.
Com a desistência de Tite, Dorival assumirá a equipe nas disputas da CONMEBOL Sul-Americana, Copa do Brasil e Campeonato Brasileiro. Esta será a primeira vez que ele trabalhará no clube.
O treinador já havia sido procurado anteriormente, inclusive em 2023, quando foi sondado pela diretoria comandada por Duílio Monteiro Alves. Na ocasião, Dorival já estava em negociação com o São Paulo.
Com a chegada ao Corinthians, Dorival completa passagens pelos quatro grandes clubes do estado de São Paulo. No Santos, venceu o Campeonato Paulista e a Copa do Brasil de 2010. Em 2023, conquistou novamente a Copa do Brasil, desta vez pelo São Paulo. No Palmeiras, assumiu a equipe durante o Campeonato Brasileiro de 2014 e evitou o rebaixamento.
Seu último cargo foi como técnico da seleção brasileira, assumido em janeiro de 2024 por escolha de Ednaldo Rodrigues. Após um início positivo, os resultados caíram de desempenho, com destaque para a derrota por 4 a 1 contra a Argentina, em Buenos Aires. Pouco depois, foi desligado do cargo e permaneceu afastado do futebol desde então.
Antes de aceitar o convite do Corinthians, o treinador foi sondado por outros clubes, como Santos e Grêmio, mas optou por não assumir nenhum compromisso até o momento atual.
Dorival Júnior também já comandou Cruzeiro, Vasco, Atlético-MG, Internacional, Flamengo e Fluminense. Com o acerto com o Corinthians, restam apenas Botafogo e Grêmio entre os principais clubes do país que ele ainda não treinou.