A PARTIR DE HOJE

Consignado CLT pode ser contratado direto com bancos; veja como

Por Da Redação | Jornal de Piracicaba
| Tempo de leitura: 2 min
Freepik
Medida aumenta o acesso dos trabalhadores a linhas de crédito; veja como fazer
Medida aumenta o acesso dos trabalhadores a linhas de crédito; veja como fazer

A partir desta sexta-feira (25), o Crédito do Trabalhador, também conhecido como Consignado CLT, entra em nova etapa e passa a ser oferecido diretamente pelos canais digitais de bancos habilitados. A medida deve ampliar o acesso à linha de crédito, inicialmente disponível apenas pelo aplicativo da Carteira de Trabalho Digital (CTPS Digital).

Saiba mais

Lançada em 12 de março, a modalidade é destinada a trabalhadores do setor privado com carteira assinada e utiliza o saldo do FGTS como garantia, permitindo juros mais baixos em relação a outras formas de empréstimo. Segundo o Ministério do Trabalho, a expectativa é de que o volume total emprestado supere R$ 100 bilhões até junho.

Outro avanço previsto é a possibilidade de migração para a nova linha por parte de quem já tem um consignado ativo, com início imediato. A portabilidade entre instituições financeiras estará liberada a partir de 6 de junho. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) destaca que a ampliação dos canais de contratação tende a oferecer condições mais atrativas aos trabalhadores, além de facilitar a troca de dívidas caras por outras mais vantajosas.

Para contratar, o trabalhador poderá usar o CTPS Digital ou os aplicativos dos bancos. Pelo CTPS, é necessário autorizar o compartilhamento de dados com as instituições habilitadas. Em até 24 horas, o usuário recebe propostas e pode escolher a melhor oferta.

Já nos aplicativos dos bancos, o cliente acessa a seção dedicada ao crédito consignado, preenche os dados, faz a simulação (quando disponível) e finaliza a contratação após aceitar os termos.

O valor das parcelas é descontado diretamente na folha de pagamento, o que reduz os riscos para os bancos e, por consequência, os juros. O comprometimento máximo é de até 35% do salário bruto, incluindo abonos e comissões. Após a contratação, o acompanhamento das parcelas pode ser feito mensalmente pelo trabalhador.

Desde o lançamento, o Consignado CLT já movimentou cerca de R$ 8 bilhões em crédito, segundo a Febraban. A ampliação dos canais de contratação deve impulsionar ainda mais essa cifra nos próximos meses.

Comentários

1 Comentários

  • ELISANGELA SOARES DA SILVA VIANA 26/04/2025
    Tenho interesse