
O corpo do Papa Francisco foi transferido na manhã desta quarta-feira (23) para a Basílica de São Pedro, onde permanecerá em velório até o funeral marcado para sábado (26). Diante do grande número de fiéis, o Vaticano estuda a possibilidade de ampliar os horários de visitação.
Leia mais: Funeral do papa Francisco será realizado sábado, anuncia Vaticano
A cerimônia de translado dos restos mortais do Papa Francisco da Casa Santa Marta para a Basílica de São Pedro reuniu milhares de pessoas no Vaticano. O rito foi conduzido pelo camerlengo da Igreja Romana, cardeal Kevin Farrell, com a presença do Colégio de Cardeais.
Na praça São Pedro, cerca de 20 mil fiéis acompanharam a chegada do caixão com aplausos contidos. O corpo foi posicionado diante do Altar da Confissão, onde teve início uma breve liturgia da Palavra e a entoação da Ladainha de Todos os Santos e do cântico mariano Salve Regina, em latim.
Desde então, a basílica permanece aberta ao público. O Vaticano informou que o espaço funcionará até meia-noite nesta quarta, das 7h às 0h na quinta e das 7h às 19h na sexta. No entanto, uma nota da Sala de Imprensa da Santa Sé não descartou a ampliação desses horários, diante do fluxo contínuo de fiéis que buscam prestar suas últimas homenagens ao pontífice.
Na sexta-feira (25), às 20h, o rito de lacração do caixão será presidido pelo cardeal Farrell. Já a missa de funeral ocorrerá no sábado, às 10h (horário local), na Praça São Pedro, sob presidência do cardeal Giovanni Battista Re, decano do Colégio Cardinalício.
Após a cerimônia, o corpo do Papa Francisco será levado para a Basílica de Santa Maria Maior, onde será sepultado.