
Momentos únicos e marcantes de humildade do Papa Francisco foram registrados pelas lentes do fotojornalista Claudinho Coradini, do Jornal de Piracicaba, durante a Jornada Mundial da Juventude (JMJ) realizada em 2013, no Rio de Janeiro.
Acompanhado do jornalista Rubens Vitti, Coradini integrou uma caravana de fiéis da Paróquia São Francisco de Assis no bairro Jupiá, que partiu em uma noite fria rumo ao evento religioso. Após cerca de nove horas de viagem, o grupo foi acolhido em Nilópolis, onde descansou brevemente em uma residência antes de seguir de metrô até o Sambódromo, local de concentração dos peregrinos.
O ponto alto da cobertura aconteceu em um trecho estratégico do trajeto do papamóvel no bairro da Glória, no centro. Ali, Claudinho conseguiu registrar as cenas mais emocionantes da cobertura: em um gesto surpreendente, o Papa Francisco avistou uma criança na multidão, quebrou o protocolo e desceu do veículo para se aproximar dos fiéis que acompanhavam sua passagem da calçada — uma atitude que pegou até os seguranças de surpresa.
“Como profissional, captei as melhores imagens do momento, mas meu coração pulsava de emoção e admiração pela simplicidade do pontífice. Foi uma das coberturas fotográficas mais emocionantes da minha carreira, presenciando de perto o carinho do Papa Francisco com as crianças”, declarou Claudinho Coradini, que atua no fotojornalismo há 33 anos.
A participação na Jornada Mundial da Juventude em 2013, entre 23 e 29 de julho no Brasil, foi a primeira viagem internacional do Papa Francisco. O evento reuniu milhões de jovens de todo o mundo no Rio de Janeiro, marcando o início do seu pontificado e as mensagens de renovação para a igreja católica.