
A falta de recursos é um dos principais problemas enfrentados pelas organizações que realizam trabalhos sociais. A ajuda, no entanto, pode vir direto dos próprios cidadão, que podem colaborar com diversas causas com a destinação de parte do IRPF (Imposto de Renda da Pessoa Física), prevista na própria declaração. Em Piracicaba, mais de 51 mil pessoas físicas fazem a declaração completa do IRPF, segundo dados da Receita Federal, e podem contribuir com as causas sociais.
“É um recurso que não sai do nosso bolso, é do imposto devido, ou seja, que você pagaria de qualquer forma. Essa atitude de solidariedade pode transformar a vida de muitas pessoas”, pede a primeira-dama e presidente do Fussp (Fundo Social de Solidariedade de Piracicaba”), Valkiria Callovi. “E você não corre nenhum risco realizando sua destinação solidária, é um processo simples”, completou.
O pedido de ajuda da primeira-dama à população de Piracicaba é feito já que, segundo ela, a cidade tem um grande potencial de arrecadação. “Nossa cidade tem capacidade para destinar R$ 37 milhões e tem conseguido destinar apenas pouco mais de R$ 800 mil”, afirmou.
Segundo a primeira-dama, o dinheiro destinado é aplicado em projetos apresentados aos conselhos da Criança e do Adolescente e do Idoso. Além disso, o Fussp vem trabalhando na causa do incetivo à destinação de parte do IRPF às entidades assistenciais. “Estamos nesse momento junto a Receita Federal e ao Sincop, trabalhando nessa causa, incentivando a destinação pessoa física. Tenho visto a dificuldade em manter o custeio dos projetos”, completou.
COMO DOAR?
Toda pessoa física que declara o Imposto de Renda no modelo completo pode destinar até 3% do imposto devido ao Fumdeca (Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente) diretamente pelo programa da Receita Federal. Esse valor não é uma doação extra, mas sim uma realocação do imposto que já seria pago.
O procedimento é simples: ao preencher a declaração, basta ir até a aba "Doações Diretamente na Declaração", onde o sistema da Receita já calcula automaticamente o valor disponível para destinação. Com poucos cliques, o contribuinte pode escolher Piracicaba como destino do recurso, garantindo que o dinheiro seja aplicado em projetos locais.
Para contribuir diretamente na sua declaração de Imposto de Renda, siga estes passos:
- Após preencher seus dados, informar sua renda e demais informações, clique na aba "Doações Diretamente na Declaração".
- Escolha entre "Criança e Adolescente" ou "Pessoa Idosa" e clique em "Novo". Caso queira doar para os dois fundos, basta repetir o processo.
- Selecione o tipo de fundo municipal, escolha o estado de São Paulo e a cidade de Piracicaba.
- O programa da Receita Federal calculará automaticamente o limite disponível para doação, sendo 3% do imposto devido para cada tipo de Fundo.
- Após confirmar a destinação, o sistema emitirá um DARF (Documento de Arrecadação de Receitas Federais) para cada doação feita.
- Efetue o pagamento do DARF dentro do prazo para garantir que sua destinação seja válida.
- A destinação não custa nada.
Os valores destinados são abatidos do total do seu imposto devido. Se sua declaração resultar em Imposto a Pagar, o valor doado será descontado do saldo devedor. Se houver Imposto a Restituir, o valor da doação será somado à sua restituição.
Quem pode fazer a destinação?
A destinação de Imposto de Renda está disponível para quaisquer contribuintes que preencherem a declaração no modelo Completo. Contribuintes que optam pelo modelo Simplificado não podem fazer essa doação.
Destinar é um ato de cidadania
Os recursos que você destina já são impostos devidos ao governo. Ao optar pela destinação, você garante que esses valores permaneçam na sua cidade, financiando projetos sociais locais e ajudando quem mais precisa.