CASOS EM ALTA

Baixa adesão à 2ª dose da vacina contra dengue preocupa

Por Flávio Paradella | Especial para a Sampi Campinas
| Tempo de leitura: 1 min
Divulgação
Campinas já aplicou mais de 35 mil doses em crianças e adolescentes de 10 a 14 anos, mas quase 8 mil ainda não completaram o esquema vacinal.
Campinas já aplicou mais de 35 mil doses em crianças e adolescentes de 10 a 14 anos, mas quase 8 mil ainda não completaram o esquema vacinal.

Secretaria de Saúde de Campinas aplicou 35.439 doses da vacina contra a dengue em crianças e adolescentes de 10 a 14 anos desde o início da campanha até 1º de abril, mas quase 8 mil pessoas seguem com o esquema vacinal incompleto. Os dados preocupam a pasta, que reforça o apelo aos pais e responsáveis para levarem o público-alvo às unidades de saúde.

  • Clique aqui para fazer parte da comunidade da Sampi Campinas no WhatsApp e receber notícias em primeira mão.

Atualmente, Campinas tem cerca de 65,2 mil pessoas na faixa etária elegível, conforme diretrizes do Ministério da Saúde. O esquema prevê duas doses, com intervalo de três meses entre as aplicações.

Segundo o balanço, 23.755 pessoas receberam a primeira dose, enquanto 11.684 completaram o ciclo vacinal — o equivalente a 60% do total apto. Outras 4.279 aguardam o intervalo necessário para a segunda aplicação e 7.792 estão com esquema incompleto, o que representa 40% dos aptos a completar a imunização.

A coordenadora do Programa de Imunização, Chaúla Vizelli, reforça o alerta: “É imprescindível que o público-alvo receba as duas doses para evitar sintomas graves e hospitalizações por dengue.”

A vacinação está disponível sem necessidade de agendamento nos 68 Centros de Saúde (CSs) da cidade. É necessário apresentar documento com foto e a caderneta de vacinação, caso possua.

Os endereços e horários das salas de vacina podem ser consultados no site vacina.campinas.sp.gov.br.

Comentários

Comentários