O Hemonúcleo de Piracicaba pede doações de sangue à população por conta do baixo estoque. A demanda mais urgente é para os tipos O e A, que têm estoque considerado crítico. Além deles, o Hemonúcleo pede a doação dos tipos B- e AB-, que também estão com estoques baixos. O Hemonúcleo de Piracicaba fica localizado na Santa Casa de Misericórdia.
Saiba mais
- Vitamina B12: sintomas incomuns indicam falta dela no organismo
- Piracicaba: 527 pacientes receberão aparelhos auditivos
Apesar dos pedidos específicos, todos o Hemonúcleo pede a doação de todos os tipos sanguíneos, já que o estoque geral está abaixo do necessário. “Todos os tipos sanguíneos são bem-vindos”, afirmou a Luciana Sacheto Bueno Jerusalém, assistente social da captação de doadores da Unidade. De acordo com a assistente social, em março, das mil bolsas de sangue necessárias, apenas 682 foram coletadas, o que representa pouco mais de 38% da demanda mensal. “Isso indica que os estoques estão abaixo do ideal e podem não ser suficientes para atender a todas as necessidades transfusionais do período”, alertou.
A demanda é mais crítica para os tipos O e A porque esses são os tipos sanguíneos mais comuns na população. Já os tipos B- e AB- estão com estoques em nível crítico. “Diante da tendência de queda nas doações, é essencial que doadores regulares e novos doadores compareçam o quanto antes para ajudar a reverter esse cenário”, disse Luciana.
A assistente social ressalta, ainda, que a conscientização e a participação ativa da população são fundamentais para manter os estoques de sangue em níveis seguros; pois a doação regular permite que pacientes que necessitam de transfusões para cirurgias, emergências médicas e tratamentos de doenças crônicas recebam o suporte necessário, sem atrasos.
O Hemonúcleo de Piracicaba funciona de segunda à sexta-feira, das 7h30 às 13h00, e abre em alguns sábados específicos – o próximo será em 12 de abril, mediante prévio agendamento pelo site oficial.