SAÚDE

Mestranda da FMJ estuda uso de canabidiol e THC para Alzheimer

Por Redação |
| Tempo de leitura: 1 min
Divulgação / FMJ
O estudo, chamado CANTAD, será conduzido pela mestranda Tereza Raquel Xavier Viana
O estudo, chamado CANTAD, será conduzido pela mestranda Tereza Raquel Xavier Viana

A disciplina de Geriatria da Faculdade de Medicina de Jundiaí (FMJ) integrará um ensaio clínico inovador para avaliar os efeitos da combinação equilibrada de canabidiol (CBD) e tetrahidrocanabinol (THC) na redução da agitação em pacientes com Alzheimer moderado.

O estudo, chamado CANTAD, será conduzido pela mestranda Tereza Raquel Xavier Viana, sob orientação do Dr. José Eduardo Martinelli e coorientação do Prof. Dr. Ivan Aprahamian, juntamente com a equipe de Geriatria da FMJ. O recrutamento dos participantes está previsto para abril de 2025.

O medicamento da pesquisa é o extrato formulado com uma proporção balanceada de CBD e THC. O objetivo é analisar a interação dessas moléculas e sua possível eficácia na redução da agitação em pacientes com Alzheimer. O Comitê de Ética em Pesquisa da FMJ e o CONEP (Comissão Nacional de Ética em Pesquisa) aprovou a pesquisa.

Embora ainda não seja possível afirmar com certeza os benefícios dessa combinação, a investigação científica pode trazer avanços significativos na busca por novas alternativas terapêuticas. Até o momento, um único estudo em Israel, publicou em 2022, algo semelhante com bons resultados, enquanto outros cinco estão registrados no ClinicalTrials, nos Estados Unidos.

Inscrições abertas

Familiares ou cuidadores de idosos com Alzheimer moderado interessados na
pesquisa podem inscrevê-los pelo formulário:
https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSf5secVUJsraarheL1tEhrBtLr5p_H2rfskwPK6zqdI2yGvfw/viewform

Comentários

Comentários