ALÉM DO CARNAVAL

Campeã do carnaval, Rosas de Ouro tem braço social em Piracicaba

Por Da Redação | Jornal de Piracicaba
| Tempo de leitura: 2 min
Divulgação
Torcida da escola promove ações sociais em Piracicaba
Torcida da escola promove ações sociais em Piracicaba

Após um jejum de 15 anos, a escola de samba Rosas de Ouro sagrou-se campeã do Carnaval de São Paulo. O resultado foi divulgado na última terça-feira (4). O desfile abordou a história dos jogos ao longo dos séculos e como a atividade influenciou a humanidade. A escola foi a sexta a desfilar no Sambódromo do Anhembi no primeiro dia de desfiles, e entrou na avenida já com o sol raiando. Fundada em 1971, a escola é uma das mais tradicionais da cidade de São Paulo. Os apoios à escola, porém, não se limitam à capital do estado. A Furacão Azul e Rosa, torcida da Rosas de Ouro, tem mantido projetos sociais ativos em Piracicaba.

  • Clique aqui e receba, gratuitamente, as principais notícias da cidade, no seu WhatsApp, em tempo real. 

Fundada em 11 de setembro de 2004, a torcida se organiza para apoiar a Rosas de Ouro durante o Carnaval e, principalmente, antes dos desfiles anuais, com a participação dos ensaios técnicos na quadra da escola. “A gente acompanha os desfiles e os ensaios técnicos toda sexta-feira em São Paulo. Eu já faço parte do Rosas de Ouro desde 2002”, conta Rafael Proette, presidente e fundador da Furacão em Piracicaba.

Mas, para além do carnaval, a Furacão Azul e Rosa se dedica aos projetos sociais na cidade. As campanhas da torcida envolvem desde a arrecadação de mantimentos para doação, ovos de páscoa, até doações de sangue. Os trabalhos sociais da torcida tiveram início em Piracicaba em 2019. “Fizemos páscoa solidária, fizemos campanha de doação de sangue”, disse. “Por exemplo, na pandemia, durante três meses, a gente fazia marmitex, doava para as comunidades. Temos o aniversário solidário anual em julho”, contou. “O intuito é fazer ações solidárias. Temos vários projetos que a gente se envolve na capital paulista, como o Samba se Aprende na Escola, o Roseira do Amanhã, e assim se constroi”, completou.

Cidadã Piracicabana

O trabalho social em Piracicaba rendeu, em 2022, o título de cidadã Piracicaba para Angelina Basílio, presidente da escola. Filha de Eduardo Basílio, fundador da Rosas de Ouro, Angelina foi homenageada em decreto legislativo do então presidente da Câmara, Gilmar Rotta. “Na pandemia, quando todos se recolheram e ficaram preocupados, eles enfrentaram tudo e a todos para sair às ruas, não para desfilar, mas para atender tantas famílias que precisavam tanto naquele momento”, disse Rotta à época.

Na entrega da homenagem, em 2022, Angelina também relembrou a atuação da torcida em Piracicaba, e destacou a atuação de Rafael Proette à frente da torcida, o que possibilitou o desenvolvimento das ações sociais em Piracicaba. “Quando me falaram que havia esse menino de Piracicaba, com toda essa vontade, eu pensei, ‘isso vai dar samba’ e realmente deu”, disse Angelina à época.

Comentários

Comentários