Estudos arqueológicos e científicos identificaram evidências que podem estar relacionadas a figuras bíblicas mencionadas em textos antigos. Descobertas recentes fornecem indícios sobre a existência histórica de algumas dessas personalidades.
Saiba Mais:
- Carnaval: veja o que vai funcionar em Piracicaba
- Começa a folia: tudo sobre o Carnaval de Piracicaba
Rei Davi - Inscrições encontradas na Estela de Tel Dã fazem referência a uma dinastia de Davi, sugerindo que ele pode ter sido um líder histórico.

Rei Salomão - Registros arqueológicos apontam para construções atribuídas ao seu reinado, como estruturas em Megido, Hazor e Gezer.

Pôncio Pilatos - Uma inscrição encontrada em Cesareia Marítima menciona Pilatos como prefeito da Judeia, corroborando sua existência.

Caifás - Um ossuário descoberto em Jerusalém foi identificado com o nome do sumo sacerdote que, segundo os evangelhos, participou do julgamento de Jesus.

Herodes, o Grande - Evidências arqueológicas incluem palácios e fortificações atribuídos ao seu governo, como Massada e Herodium.

Neemias - Um selo babilônico possivelmente faz referência ao governador de Judá, mencionado na reconstrução de Jerusalém.

Zedequias - O último rei de Judá é citado em registros babilônicos que relatam a queda de Jerusalém.

Essas descobertas arqueológicas e documentais contribuem para a compreensão histórica de personagens mencionados nos textos bíblicos.