
Perigosa, a picada de aranha-armadeira também pode causar ereção de até duas horas, devido aos efeitos colaterais provocados por sua toxina em seres humanos. Como o veneno causa dilatação dos vasos, o problema não é incomum aos homens picados.
O veneno do aracnídeo que causa as ereções prolongadas e dolorosas, também pode ser fatal aos humanos, caso a pessoa que não receba ajuda médica em tempo hábil.
O priapismo, como é chamado o quadro de ereção involuntária e persistente, pode ser causado pela picada de outras espécies e escorpiões, e geralmente acontece em casos graves. O veneno da aranha-armadeira, especificamente, é estudado pela indústria farmacêutica como uma opção aos medicamentos para tratar impotência sexual.
O homem que for picado por uma armadeira deve buscar atendimento médico com urgência.
Ao todo, cerca de 9 espécies do gênero Phoneutria formam as aranhas-armadeiras, nativas da América do Sul, sendo mais comuns no Brasil. Uma das características principais do aracnídeo são as patas peludas de até 15cm, e o corpo marrom-avermelhado.
Elas se escondem durante o dia dentro de plantas como bromélias, debaixo de folhas de plantas ou troncos caídos e em palmeiras. Porém, como o avanço das cidades e derrubada das florestas, elas podem ser encontradas em madeiras empilhadas, tijolos e telhas, além de sapatos, roupas e móveis. Durante a noite, elas saem para caçar insetos e usam emboscadas para capturar as presas.