
A edição de março da corrida Corta-Mato, da Esalq/USP (Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz) será especial. Além de ser a última antes do aniversário dos 40 anos da prova, o evento será uma aula de inclusão, com um olhar para as pessoas com deficiência e a conscientização da epilepsia.
A Corta-Mato de março, que será realizada no dia 2, às 8h, na Esalq/USP, terá a participação do projeto social Pernas Caipiras, que tem a nobre missão de incentivar a inclusão social de pessoas com deficiência por meio do esporte.
“Com essa iniciativa, a Corta-Mato reforça seu compromisso com a solidariedade e a acessibilidade, tornando a corrida um evento ainda mais inspirador”, explicou a professora Marisa Silva, uma das líderes do evento.
Além disso, a prova terá outra iniciativa nobre: uma ação conjunta com o projeto social EpilepCia (Epilepsia com a sua Companhia), em apoio ao Março Roxo, mês de conscientização da epilepsia.
VEJA TAMBÉM
Maratonista parte para missão no Polo Norte
Em Votuporanga, XV perde o jogo e a liderança da competição
Por isso, no dia da corrida, os participantes são convidados a usar pelo menos uma peça de roupa roxa, demonstrando apoio à causa e ajudando a promover a conscientização sobre a condição.
A epilepsia é uma condição neurológica complexa caracterizada por descargas elétricas anormais no cérebro, que podem resultar em movimentos involuntários, alterações de consciência, sensações estranhas e outros sintomas.
Pode ter origem genética ou ser consequência de lesões cerebrais adquiridas, como traumas ou AVCs, afetando pessoas de todas as idades.
Infelizmente, o estigma e a desinformação ainda cercam essa condição, impactando a vida de milhões de pessoas.
O Projeto EpilepCia atua na disseminação de informações sobre epilepsia por meio de diálogos, campanhas e eventos, promovendo conscientização e combatendo preconceitos.
No dia 22 de março, a cidade de Piracicaba realizará uma programação especial com palestras e atividades para marcar o Dia Roxo, data internacional de conscientização sobre a epilepsia. Para saber mais, acompanhe o perfil no Instagram @Epilep_cia.
A CORRIDA
A tradicional Corrida Corta-Mato nasceu em 1985, quando um grupo de apaixonados por corrida, que se reunia diariamente ao entardecer em frente ao pavilhão central da Esalq/USP, decidiu criar um evento rústico, animado e duradouro.
Com percursos de 5 e 7 quilômetros, a tradicional prova passou a acontecer todo primeiro domingo do mês, às 8h, tornando-se um programa mensal do piracicabano. Este ano, a corrida - que é liderada pelo esportista Adelino Augusto Duarte - celebra 40 anos de história.