EVENTO

Corta-Mato: edição de março será especial e inclusiva

Por Erivan Monteiro  | erivan.monteiro@jpjornal.com.br
| Tempo de leitura: 2 min
Divulgação
Os líderes da Corta-Mato com representantes projeto social EpilepCia: inclusão
Os líderes da Corta-Mato com representantes projeto social EpilepCia: inclusão

A edição de março da corrida Corta-Mato, da Esalq/USP (Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz) será especial. Além de ser a última antes do aniversário dos 40 anos da prova, o evento será uma aula de inclusão, com um olhar para as pessoas com deficiência e a conscientização da epilepsia.  

A Corta-Mato de março, que será realizada no dia 2, às 8h, na Esalq/USP, terá a participação do projeto social Pernas Caipiras, que tem a nobre missão de incentivar a inclusão social de pessoas com deficiência por meio do esporte.

“Com essa iniciativa, a Corta-Mato reforça seu compromisso com a solidariedade e a acessibilidade, tornando a corrida um evento ainda mais inspirador”, explicou a professora Marisa Silva, uma das líderes do evento.

Além disso, a prova terá outra iniciativa nobre: uma ação conjunta com o projeto social EpilepCia (Epilepsia com a sua Companhia), em apoio ao Março Roxo, mês de conscientização da epilepsia.

VEJA TAMBÉM 

Sem dinheiro, piracicabanas desistem de Mundial

Maratonista parte para missão no Polo Norte

Em Votuporanga, XV perde o jogo e a liderança da competição

Por isso, no dia da corrida, os participantes são convidados a usar pelo menos uma peça de roupa roxa, demonstrando apoio à causa e ajudando a promover a conscientização sobre a condição.

A epilepsia é uma condição neurológica complexa caracterizada por descargas elétricas anormais no cérebro, que podem resultar em movimentos involuntários, alterações de consciência, sensações estranhas e outros sintomas.

Pode ter origem genética ou ser consequência de lesões cerebrais adquiridas, como traumas ou AVCs, afetando pessoas de todas as idades.
Infelizmente, o estigma e a desinformação ainda cercam essa condição, impactando a vida de milhões de pessoas.

O Projeto EpilepCia atua na disseminação de informações sobre epilepsia por meio de diálogos, campanhas e eventos, promovendo conscientização e combatendo preconceitos.

No dia 22 de março, a cidade de Piracicaba realizará uma programação especial com palestras e atividades para marcar o Dia Roxo, data internacional de conscientização sobre a epilepsia. Para saber mais, acompanhe o perfil no Instagram @Epilep_cia.

A CORRIDA
A tradicional Corrida Corta-Mato nasceu em 1985, quando um grupo de apaixonados por corrida, que se reunia diariamente ao entardecer em frente ao pavilhão central da Esalq/USP, decidiu criar um evento rústico, animado e duradouro.

Com percursos de 5 e 7 quilômetros, a tradicional prova passou a acontecer todo primeiro domingo do mês, às 8h, tornando-se um programa mensal do piracicabano. Este ano, a corrida - que é liderada pelo esportista Adelino Augusto Duarte - celebra 40 anos de história.

Comentários

Comentários