São Pedro comemora 144 anos de fundação, neste sábado (22), se solidificando como um município de crescente relevância no interior paulista. Ao longo de mais de um século, a cidade tem se destacado tanto pela sua forte identidade cultural, quanto pelo impulso no setor turístico e pelo compromisso com o desenvolvimento. A expansão do Distrito Industrial e a prospecção por novas áreas são exemplos. Com uma população que ultrapassa os 38 mil habitantes, São Pedro é um destino cativante, conhecido por sua combinação única de atrativos naturais e melhorias contínuas em infraestrutura. Entre as belezas que encantam tanto os moradores quanto os turistas, estão as imponentes montanhas, as cachoeiras e as vastas áreas de preservação ambiental. Esses elementos fazem da cidade um local ideal para quem busca tranquilidade e contato com a natureza.
Veja mais:
- Banda de punk austríaca se apresenta pela 1ª vez em Piracicaba
- Unimed Piracicaba recebe selos ESG do Sistema Unimed
- Resgate não dá certo e 90 baleia são sacrificadas
Para celebrar o aniversário, a prefeitura preparou uma série de atrações culturais e esportivas gratuitas. As festividades começam logo cedo, às 9h, com a inauguração do projeto Areninha “Luiz Antônio Bilia” e da pista de skate “Iraí Batista da Cruz Boucault”, que contará com atividades práticas. Em seguida, será realizado um torneio de basquete 3x3, com inscrições no local, e um festival de futebol society com alunos da Secretaria de Esportes e Lazer de São Pedro (a partir dos 10 anos).
À tarde, haverá jogos festivos de futebol society adulto e uma aula demonstrativa de skate com Cri Duarte e seus alunos do projeto Manobra Perfeita. O público também poderá aproveitar o espaço até as 18h. As atividades ocorrerão no Complexo Turístico, Esportivo e Cultural Paulo Passos, que inclui o Ginásio de Esportes Antônio Carlos Siloto Filho, o Bordadão; o Parque Hípico Itagiba Leite Filho e o Centro de Convenções Jacintho José Fávaro, na avenida Paschoal Antonelli.
Outra atração será a inauguração da exposição "Arte Sacra para ver e sentir", no Museu Gustavo Teixeira. A mostra, que une arte, história e espiritualidade, traz réplicas fiéis de peças do Museu de Arte Sacra de São Paulo (MAS/SP), produzidas com tecnologia avançada, como impressão 3D e policromia de alta precisão. O público poderá tocar e apreciar de perto as réplicas de obras de grandes mestres da arte brasileira, como Aleijadinho, Benedito Calixto e Anita Malfatti, em uma verdadeira viagem sensorial. Para encerrar as celebrações, a banda Salvaon, referência na música gospel, se apresenta às 21h em um palco montado na Praça da Matriz.