
Nascido em São Pedro e morador de Piracicaba, o violeiro e cantador de cururu Toninho da Viola será homenageado com o prêmio Inezita Barroso da Alesp (Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo) em cerimônia no próximo dia 14 de março. O prêmio reconhece e valoriza a cultura caipira de raiz criada no Estado de São Paulo. A homenagem está na sétima edição e foi criada em resolução do ex-deputado estadual Marcos Martins.
Saiba mais
- Mostra 'Batom, Lápis e o que Elas Quiserem' anuncia selecionados
- Pelourinho e enterros: documentos da câmara contam histórias
Antônio Paes Moreira, o Toninho da Viola, nasceu em 20 de novembro de 1944, e vive em Piracicaba desde os oito anos de idade. Reconhecido como um verdadeiro contador de histórias, Toninho é referência na memória caipira e popular piracicabana em mais de 65 anos de carreira.
O cururu é um gênero musical que tem fortes raízes na região de Piracicaba. O ritmo é caracterizado por um cantar repentista, em um embate poético entre duas duplas de cantores, que soltam os versos rimados acompanhados de violas. Os temas são variados, e possuem conteúdo que vem, principalmente, da experiência dos artistas, que expressam os sentimentos com seriedade, ironia e até deboche.
Casado há 60 anos, com Maria Inês, “Toninho da Viola” é pai de seis filhos, tem 14 netos e cinco bisnetos. Atualmente, é na companhia da sua esposa que tem feito as apresentações, assim como dá aulas de violão e viola na rua residência, na Paulista. Ao longo dos mais de 65 anos de atuação na música caipira, “Toninho da Viola”, que inicialmente fez dupla com seu irmão Manezinho, já falecido, gravou a primeira música na década de 60, “O outro Rei”, tendo se apresentado em diversas emissoras de TV e rádio, inclusive por diversas vezes no programa de Inezita Barroso.
Como violeiro, acompanhou diversos cururueiros, como Pedro Chiquito, Nhô Serra, Parafuso e tantos outros. Atualmente, ainda faz apresentações na cidade de Piracicaba, sendo uma referência da viola caipira, e aos domingos, das 9 às 12 horas, ao lado da esposa, Maria Inês, apresenta o programa “Viola Divina”, na rádio Estúdio FM 107,9, na cidade de Saltinho.