
O Coletivo de Cordões e Blocos de Carnaval de Piracicaba lançou uma campanha de conscientização voltada para o combate ao assédio e à importunação sexual durante o período de festas. Denominada “Assédio não é paquera e nem elogio”, a iniciativa busca sensibilizar a população sobre as diferentes formas de violência que podem ocorrer durante o Carnaval, reforçando que qualquer atitude invasiva ou constrangedora não deve ser tolerada.
Veja mais:
- Família Silveira Mello: relatório revela causas da queda do avião
- Apeoesp entrega pedidos e inicia campanha de greve da educação
- VÍDEO: menino de 4 anos foge e é flagrado em rua movimentada
O movimento destaca a Lei 13.718, de 2018, que tipifica a importunação sexual como crime, abrangendo comportamentos como toques indesejados, comentários desrespeitosos ou qualquer ação que viole o espaço e a dignidade das pessoas. A campanha tem o objetivo de promover a reflexão sobre o que realmente configura assédio, desmistificando a ideia de que tais atitudes podem ser vistas como simples, a exemplo das “cantadas” e “beijo roubado”, conceitos que muitas vezes são minimizados em contextos festivos. O coletivo também destaca outras ações como tocar, puxar ou segurar o corpo de alguém sem consentimento, bem como esfregar o órgão genital contra outra pessoa, todas configurando importunação sexual.
Com ampla divulgação nas redes sociais, o coletivo tem se mobilizado para informar os foliões, com o intuito de criar um ambiente de respeito, segurança e liberdade para todos, independentemente de gênero ou orientação sexual. “Diante de tantos casos que presenciamos rotineiramente, compreendemos que orientação e informação nunca são demais. Então, esperamos que nesse Carnaval e durante os outros dias do ano, todos os corpos sejam respeitados”, destaca o coletivo.
Folia
A programação carnavalesca no município continua neste final de semana. No sábado (22), o Bloco da Green agita a Praça da Boyes, das 15h às 22h. No mesmo horário, o Bloco Vila África se encontra na comunidade quilombola Vila África e sai em desfile pela região, retornando ao ponto de partida. Já no domingo (23), das 15h às 22h, o Maracatu Baque Caipira organiza um desfile com concentração na Praça Dr. Tibiriçá, na rua do Rosário, e segue até o Largo dos Pescadores. Toda a programação é gratuita.